Videomonitoramento de Coruripe é tema de Audiência Pública na Câmara

30 de Março de 2023

A Câmara de Vereadores de Coruripe promoveu, na última quarta-feira, dia 29 de março de 2023, audiência pública para tratar sobre a segurança da cidade e estratégias para combater a violência e a criminalidade, como a implantação do videomonitoramento em áreas estratégicas do município.

O debate reuniu diversas autoridades, como os promotores do Ministério Público Estadual Hylza Paiva e José Antônio Malta Marques, o representante da Polícia Militar, Coronel Coutinho, o delegado da Polícia Civil, Alexandre Saraiva, representando o Executivo, a chefe de gabinete, Amanda Alves, o secretário de Transporte, Trânsito e Suprimentos, Geyson Januário da Silva, e o procurador do município, Vitor.

Em nome de todos os vereadores, o presidente da Câmara, Dalmo Porto, destacou a importância do encontro, que debateu a implantação do videomonitoramento, além de outros itens associados a perturbação pública, uso dos espaços coletivos, entre outros assuntos relacionados.

“Nos deparamos com problemas que vão de poluição sonora a falta de segurança em alguns locais. Devido a extensão e toda a diversidade de nosso município, temos que esmiuçar os debates de modo a contemplar todos os pontos da pauta, dialogando e propondo ações para melhorar a vida do cidadão coruripense”, destacou.

A promotora frisou da necessidade do debate e da instalação do videomonitoramento, considerando a necessidade do uso do equipamento para realizar investigações e a elucidação de crimes. Hylza frisou que as polícias têm registrado a aparição de corpos na região, que podem ter sido desovados justamente pela fragilidade no controle do fluxo de pessoas.

“Com o videomonitoramento podemos instalar os equipamentos nos principais pontos da cidade e assim controlar o fluxo de pessoas, de carros que entram e saem. Todo o trabalho será realizado em parceria com as polícias civil e militar, que já atuam integradas, mas que precisam desse investimento para dar celeridade as investigações, além de inibir e prevenir a criminalidade”, destacou.

A sala de monitoramento deverá ser instalada no Centro Integrado de Segurança Pública – Cisp com acompanhamento 24 horas em tempo real. A expectativa é instalar, no primeiro momento, mais de 15 câmeras, que serão colocadas pela Justiça Estadual em áreas estratégicas como as entradas e saídas da cidade, nos locais de festas públicas, na região das Barreiras, entre outros locais.

Em Coruripe, umas das principais notificações está relacionada ao uso de som alto. Os recursos oriundos das multas aplicadas aos proprietários de som deverão ser convertidos na aquisição de mais equipamentos de videomonitoramento.

Os vereadores destacaram a importância da ação, considerando que há anos que a Câmara solicita a instalação dos equipamentos. Os parlamentares pediram empenho das autoridades na elucidação dos crimes e os abusos cometidos pelas polícias contra os cidadãos, entre outros temas relacionados.

Genilton Ribeiro, representante do clube do som automotivo de Coruripe, solicitou que, como representante de um grupo, solicita um espaço para desfrutar do hobby. Edilma Leandro, moradora da Ponta da Asa, parabenizou a instalação do videomonitoramento, e apelou para pedir apoio para instalação de câmeras de segurança no local, que sofre com a falta de telefonia e as quedas constantes de energia, o que inviabiliza a internet, acesso a água e isola as famílias. Os moradores já organizaram um abaixo assinado para apelar por apoio a comunidade.