Vereadores pedem vacinação de bancários, mototaxistas, Correios e comerciários

02 de Junho de 2021

Na Sessão Ordinária do dia 02 de junho de 2021, os vereadores apresentam Indicação conjunta solicitando a priorização dos profissionais bancários, mototaxistas, além de trabalhadores dos Correios e do comércio na vacinação contra a Covid-19. O pedido foi feito levando em consideração a exposição dos profissionais, que não pararam na pandemia e que lidam diariamente com o atendimento direto ao público e precisa ser imunizada para proteger-se e evitar a propagação do coronavírus no município.

A Mesa Diretoria recebeu e encaminhou as respectivas Comissões Legislativas a proposta de Projeto de Lei de autoria de Ródio Enéas que declara de utilidade pública a Associação Colônia de Pescadores Z9 Dr. Homero Galvão – Pátria e Dever, situada no Distrito de Poxim.

A segunda proposta de Projeto de Lei a ser encaminhada às Comissões é de autoria de Ivan Faustino e trata da inclusão da categoria dos agentes comunitários de saúde e de endemias em cargos técnicos na saúde para acumulação remunerada.

O presidente Dalmo Porto, e os vereadores Ródio Enéas, Franciney Joaquim e Guttenberg Breda apresentaram proposta de Decreto Legislativo para instituir o prêmio municipal Vidas Idosas Importam, iniciativa do Legislativo que reconhecerá anualmente personalidades que contribuem para o bem-estar e proteção da pessoa idosa em Coruripe, ser realizado todo o mês de junho, mês de combate a violência contra a pessoa idosa. A proposta também foi enviada às Comissões.

Entre as demandas da Casa, Guttenberg Breda apresentou e teve aprovação na Indicação para a construção de quadras de futevôlei nas partes alta e baixa da cidade, além dos distritos de Barreiras e Pontal. O vereador defende que esses espaços sejam estruturados para atender a população, em especial crianças e jovens, estimulando as práticas esportivas.

Breda apresentou ainda um Pedido de Providência em que pede a manutenção e o reforço na fiscalização da rede de esgoto do município, uma vez que as tubulações estão recebendo águas da chuva, o que é inapropriado. Ele chamou a atenção para a colocação de tampas nos bueiros da cidade. O Pedido foi aprovado.

Edinaldo Morais Indicou a construção de uma praça no Conjunto Joaquim Beltrão. A proposta é uma demanda da população, que sente a ausência de um espaço para as práticas de lazer no local. A proposta foi aprovada.

Ailton Lessa apresentou Indicação para que sejam pavimentadas todas as ruas do Bairro Zequinha Azevedo, além da Travessa Santo Antônio. O vereador explicou que a falta de estrutura nas ruas São José e do Cemitério é motivo de transtornos para moradores, pedestres e motoristas de inverno a verão. A proposta foi aprovada. Em pedido verbal, o vereador pediu ainda iluminação na quadra do Conjunto Nelson Costa.

Ródio Enéas apresentou e teve aprovação na Indicação para que seja construído um campo de futebol na comunidade Baixo Piauí. O vereador lembrou que a população do local não possui espaço de lazer para ocupar crianças e jovens com práticas esportivas.

Franciney Joaquim apresentou Indicação em que pede que o rateio dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) seja feito para todos os profissionais do magistério do município. O vereador apresentou Pedido de Providência pedindo a reabertura da Academia da Saúde Otoniel Leocário Vieira, no clube municipal Roberto Biana, conhecido como o clube do povo. Ambos foram aprovados.

Gildo de Castro apresentou Indicação que pede a criação de uma subprefeitura no Distrito de Pindorama, bem como a extensão dos atendimentos e serviços das secretarias na comunidade, que é uma das maiores do município. A proposta foi aprovada.

José Juarez pediu verbalmente que seja enviada a secretaria de Saúde a Indicação para a colocação de tendas no centro de triagem para testagem da Covid-19 de Coruripe e o reforço na equipe médica para atender à população de Pindorama.