Vereadores pedem que Executivo conceda descontos nos pagamentos do IPTU de Coruripe

09 de Junho de 2021

Na Sessão Ordinária desta quarta-feira, dia 09 de junho de 2021, as Comissões Legislativas da Câmara emitiram pareceres favoráveis a proposta de Projeto de Lei de autoria de Ródio Enéas, declarando de utilidade pública a Associação Colônia de Pescadores Z9 Dr. Homero Galvão – Pátria e Dever, situada no Distrito de Poxim. A matéria recebeu a primeira votação, unânime.

As Comissões também deram parecer favoráveis e recebeu a primeira votação com aprovação unânime a proposta de Decreto Legislativo para instituir o prêmio municipal “Vidas Idosas Importam”, iniciativa do Legislativo que reconhecerá anualmente personalidades que contribuem para o bem-estar e proteção da pessoa idosa em Coruripe, ser realizado todo o mês de junho, mês de combate à violência contra a pessoa idosa. A matéria é de autoria do presidente, Dalmo Porto e dos vereadores Ródio Enéas, Franciney Joaquim e Guttenberg Breda.

Todos os vereadores subscreveram Indicação solicitando do Executivo que a emissão do alvará de funcionamento dos estabelecimentos comerciais não esteja vinculado ao pagamento do IPTU. O Legislativo pediu ainda que a prefeitura conceda descontos nos pagamentos da alíquota, como medida para incentivar a regularização dos débitos.

Henrique Beltrão apresentou e teve aprovação em duas Indicações em que pede a pavimentação da Rua Antônio Brasil Rocha, situada no bairro Alto do Cruzeiro e a revitalização da orla do Rio Poxim. Na defesa das propostas, o vereador destacou que a estruturação dos locais contribui não somente para o bem-estar dos moradores, como para o desenvolvimento do município.

Ródio Enéas apresentou Indicação para adequações nas quadras poliesportivas dos Distritos de Poxim, Barreiras e Miaí de Baixo. O vereador pede que sejam instaladas coberturas, estruturados vestiários e feitas outras melhorias, de modo a ampliar a quantidades de esportes que podem ser realizados nos espaços, essenciais para as comunidades na prática de atividades, sobretudo no inverno. A proposta foi aprovada.

Maurício dos Santos apresentou e teve aprovação na Indicação em que solicita ao Detran Alagoas a alteração do local de aplicação das provas práticas de direção. O vereador propõe que os exames passem a ser aplicados no estacionamento do Mercado Público João Beltrão, na área central da cidade.

Tiles Henrique apresentou e teve aprovação na Indicação em que solicita a construção de pontes de concreto ligando as comunidades de Mangabeiras, Conceição, Alto e Baixo Piauí e Santa Margarida, comunidade pertencente ao município de Penedo. De acordo com o vereador, a demanda é antiga e vai ajudar principalmente no quesito segurança e escoamento de mercadorias, uma vez que os acessos atuais são de madeira. José Juarez solicitou que o colega inclua a ponte da Quadra S em sua Indicação.

Edinaldo Morais apresentou Indicação em que pede que sejam disponibilizados todos materiais e equipamentos necessários para a atuação segura das equipes de guarda vidas que trabalham em toda a costa e nas diversas praias do município. O vereador lembrou que o acidente no Distrito de Lagoa do Pau que vitimou um jovem de 22 anos expôs a precariedade dos equipamentos das equipes de salvamento do município. A proposta foi aprovada. Os vereadores falaram ainda sobre a possibilidade de reivindicar a instalação de uma sede do corpo de bombeiros no município.

Franciney Joaquim apresentou uma Indicação solicitando a arborização das praças e campos de futebol do município. O vereador fez ainda dois Pedidos de Providência, em que pede a colocação de alambrados de proteção, escadarias e uma rampa de acesso para deficientes no trecho da Primeira Ponte, situada na Avenida Comendador Tércio Wanderley, no Rio Coruripe e a manutenção da iluminação pública nos conjuntos Luiz Simões e Manoel Lessa. Todas foram aprovadas.

Ailton Lessa apresentou Pedido de Providência para que sejam instalados refletores na quadra de futevôlei do Residencial Deputado Nelson Costa. A proposta foi aprovada. O vereador fez um pedido de providência verbal solicitando a colocação de um aparelho de ar-condicionado na sala da odontologia do posto de saúde da Lagoa do Pau. A população está sem o atendimento.

Roberta Beltrão apresentou e teve aprovação em duas Indicações. Na primeira, a vereadora pede a iluminação da rodovia Lindolfo Vilela dos Santos, além da iluminação e pavimentação do acesso ao cemitério São Sebastião, todos situados no Distrito de Barreiras. A vereadora destacou que esses serviços são aguardados pela comunidade.