Vereadores pedem isenção de taxa de iluminação pública e ampliação de serviços da cidade

11 de Setembro de 2019

Na 101ª sessão da Câmara de Coruripe, realizada nesta quarta (11), vereadores aprovaram a Indicação de autoria dos vereadores Hugo Beltrão Nunes e Patrícia Costa Beltrão que pede a isenção do pagamento da taxa de iluminação pública para as famílias de baixa renda do município. A pauta segue para análise do Executivo.

O vereador Ródio Enéas apresentou a Indicação em que solicita a construção de um terminal para os estudantes universitários na Praça Geraldo Rolemberg Lessa Albuquerque. O local concentra os alunos que viajam diariamente. A ideia do parlamentar é proporcionar mais conforto e comodidade aos estudantes, já que a cidade está a cerca de 90km da capital. A proposta foi aprovada.

Hugo Beltrão apresentou Pedido de Providência solicitando que a Secretaria de Limpeza Pública resolva o problema de remoção dos resíduos sólidos que estão sendo colocados de forma irregular na estrada que dá acesso ao Distrito Poxim. O acúmulo de lixo vem causando transtornos e atraindo insetos para o local, colocando em risco a saúde dos moradores do local. O Pedido foi aprovado e segue para o órgão municipal.

Durante a sessão, o presidente da Câmara falou sobre a importância do Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Padilha enfatizou a importância da campanha e destacou que a Câmara de Vereadores está apoiando a iniciativa.

O Vereador Wagnney Henrique Vasconcelos, líder do Executivo na Câmara, requereu ao presidente da Casa, vereador Mesaque Padilha o Pedido de Urgência para o Projeto de Lei Nº24/2019, que trata de abertura de crédito especial para manutenção da iluminação pública de todo o município. O pedido foi aprovado pela maioria em plenário.

Vasconcelos apresentou ainda Pedido de Providência que pede a ampliação do Centro de Reabilitação e Fisioterapia de Coruripe. O parlamentar verificou que o centro presta assistência e é de grande relevância, principalmente para pessoas vítimas de acidente vascular cerebral (AVC). O local deve ser ampliado e equipado com novos materiais. A proposta também foi aprovada.

Foi aprovado em primeira votação o Projeto de Lei Nº14/2019, de autoria do vereador Elieser de Freitas, que denomina de José Francisco à quadra poliesportiva localizada no Povoado Alto Piauí. “Zé Chico”, como era conhecido, foi o fundador do povoado, e ajudou a levar vários serviços para a região, como escola, posto de saúde e o campo de futebol. O homenageado também foi o responsável por viabilizar a criação dos loteamentos do povoado.

Após parecer favorável da Comissão de Justiça e Redação, vereadores aprovaram em primeira votação o Projeto de Lei Nº20/2019 que autoriza o Executivo a doar um terreno pertencente ao patrimônio da prefeitura municipal, situado às margens da Rua Anfrísio de Castro Lessa, no bairro Comendador Tércio Wanderley. No terreno deverá ser construída uma escola estadual.

A 101ª Sessão da Câmara contou com presença da população e do procurador do município, Ricardo Alexandre.