Vereadores fazem sessão e derrubam veto do reajuste dos servidores da educação de Coruripe

13 de Maio de 2020

Vereadores realizaram sessão ordinária, nesta quarta-feira (13) na sede da Câmara de Coruripe. Devido a pandemia da COVID-19, a sessão foi restrita aos vereadores e transmitida pela internet ao vivo.
A sessão teve como pauta a apreciação e votação do veto do Executivo ao Projeto de Lei Nº02/2020 que reajusta os salários dos professores da educação do município no percentual de 12,84%. Por unanimidade, os vereadores derrubaram o veto e mantiveram a proposta do aumento da categoria.
O Projeto entrou na Casa em regime de urgência e tramitou rapidamente entre as Comissões, sendo aprovado na Câmara e encaminhado para sanção do prefeito no dia 19 de março. O prefeito Joaquim Beltrão justificou questões econômicas para ao vetar a matéria reenviada a Câmara. A pandemia do coronavírus também atrapalhou o avanço do processo.
O vereador Juarez Lima apresentou Requerimento para o Projeto ser votado abertamente, justificando a importância da transparência na emissão do voto por parte de todos os vereadores.
Em um discurso praticamente único, os vereadores destacaram que os servidores merecem e devem ter o reajuste o mais breve possível, considerando o empenho da educação em proporcionar ensino e serviços de qualidade aos alunos da rede municipal.
O presidente Mesaque Padilha, lembrou que Coruripe possui uma das melhores redes de ensino do estado, ficando entre as dez cidades com as maiores notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no país.
Durante a sessão, os vereadores trataram sobre denúncias de contratações irregulares na secretaria de Educação. Mesaque Padilha informou que a Câmara solicitou acesso a documentação do processo seletivo realizado que gerou as contratações. Participaram da sessão os vereadores Ailton Luiz Araújo, Guttemberg Breda, José Edson, Edinaldo Morais, Elieser De Freitas, José Maurício dos Santos, José Sebastião dos Santos, Newton Ferreira Filho, Roberta Patrícia Costa Beltrão, Ródio Eneas Guimarães e Wagnney Henrique Vasconcelos.