Vereadores discutem segurança pública e outros temas em Sessão Ordinária

14 de Abril de 2021

Na 9ª Sessão Ordinária desta quarta-feira, 14 de abril de 2021, vereadores apreciaram a Indicação que solicita a construção de um centro de referência para o tratamento do autismo no município de Coruripe. A matéria, de autoria de Mesaque Padilha, foi aprovada por unanimidade pelos presentes. Na defesa da proposta, o vereador destacou que, além dos aspectos legais, diversas mães do município reclamam da falta de assistência para este tipo de especialidade.

O presidente, Dalmo Porto, considerou a Indicação como essencial e parabenizou o colega pela iniciativa, destacando as dificuldades das famílias que possuem parentes com autismo, desde o diagnóstico até o tratamento e acompanhamento. Ródio Enéas relatou que esteve com uma família com um filho autista e pode ver de perto a dificuldade e os custos elevados para atendimento adequado.

Os vereadores apreciaram ainda o parecer favorável da Comissão de Justiça e Redação Final sobre o Projeto de Lei Nº03/21, que trata sobre a criação da imprensa oficial do município de Coruripe. a matéria de autoria do Executivo. A matéria recebeu a primeira votação.

Ródio Enéas apresentou Indicação para que sejam retomadas as obras dos calçamentos dos Distritos de Miaí de Cima e de Baixo e a realização do calçamento do Distrito Miaí do Meio. O vereador destacou que está reapresentando as Indicações que não foram atendidas pela gestão anterior. As obras foram iniciadas e estão paradas há mais de dez anos. A proposta foi aprovada.

Edinaldo Morais apresentou Indicação para que sejam pavimentadas as ruas A, B e C do Conjunto Pedro Lessa, do Bairro Alto do Cruzeiro, além das ruas do trecho conhecido como Loteamento do Cigano. O vereador explicou que a reivindicação da população, que fez um abaixo assinado cobrando retorno da prefeitura. A proposta foi aprovada. Guttenberg Breda propôs assinar em conjunto, pois havia apresentado o mesmo pedido ano passado.

Guttenberg Breda apresentou Indicação para que seja criada uma subsede da secretaria de Agricultura para a área central de Coruripe. O vereador destacou que a sede atual, situada no Distrito de Pindorama, restringe o acesso dos demais agricultores da região, que buscam informações sobre maquinários, projetos, incentivos para o setor, entre outras demandas. A proposta foi aprovada. Gildo de Castro parabenizou a iniciativa e o apoio ao agricultor familiar.

Henrique Beltrão apresentou e teve aprovação na Indicação que pede a criação de um centro de reabilitação para tratamento de dependentes químicos e portadores de doenças mentais graves. O vereador destacou que apresentou o pedido pela primeira vez em 2013, e apontou a necessidade das famílias para achar internamento para as pessoas que precisam de tratamento. O presidente da Casa sugeriu que o local funcionasse como um polo para receber pessoas dos municípios do entorno da cidade.

Dalmo Porto apresentou Indicação para que o Executivo realize a compra e a distribuição de cestas básicas para as famílias carentes de Coruripe. O presidente agradeceu o apoio dos movimentos religiosos, de profissionais e das famílias que tem ajudado os mais carentes e narrou as dificuldades das pessoas que estão vulneráveis, desempregadas ou a espera de alguma oportunidade e pediu o apoio de todos os vereadores na iniciativa. Franciney Joaquim e Ródio Enéas afirmaram subscrever a proposta, aprovada por unanimidade.

Em sua segunda Indicação, Dalmo Porto pediu a construção e doação de casas para a população carente do município. O presidente chamou a atenção para o fato de que ainda há famílias residindo em casebres e que o prefeito Marcelo Beltrão já acenou com a possibilidade de construção de residências para as famílias. A proposta foi aprovada.

No pequeno expediente, Franciney Joaquim propôs que a cada Sessão sejam lidos versículos bíblicos ou feitas orações para criar um clima harmonioso e agradável antes do início das Sessões. O vereador doou uma bíblia para compor o patrimônio da Casa e servir de instrumento para uso e leitura das pessoas da Câmara. Os vereadores elogiaram e apoiaram a proposta. A iniciativa é promover a paz em tempos de grande dificuldade em todo o mundo.

O vereador pediu que seja instalada uma Comissão de Segurança na Câmara, com o propósito de acompanhar as ações de segurança no município. Joaquim pediu informações sobre o número de roubos e verificou que só este ano oito motocicletas já foram roubadas, sendo 6 recuperadas.

Sobre o assunto, Mesaque Padilha relembrou que existe uma comissão envolvendo representantes de diversos seguimentos do município. O vereador lembrou que apresentou Indicação pedindo o videomonitoramento de pontos estratégicos da cidade. O líder do governo na Casa, Ródio Enéas, ressaltou que vai cobrar medidas para minimizar a criminalidade na cidade.

O presidente propôs convidar o comando da segurança pública para conversar sobre o assunto e posteriormente, a realização de audiência pública para tratar, entre vários assuntos, de ações para controle e combate a criminalidade em Coruripe.