Vereadores aprovam repasse de 100% do FUNDEF para profissionais do magistério de Coruripe

28 de Setembro de 2022

Recebeu a primeira votação em Sessão nesta quarta-feira, 28 de setembro de 2022, o Projeto de Lei 16/22, que regulamenta os critérios e requisitos para divisão dos recursos extraordinários recebidos pelo município de Coruripe relativos à complementação da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério – FUNDEF.

A Comissão de Justiça e Redação sugeriu a emenda em que suprime a palavra “até” ao referir-se ao valor do percentual de repasse do Fundef. Com a retirada da palavra, de acordo com a Comissão, o cálculo, bem como o repasse do abono, será automático.

A Comissão de Educação e Saúde solicitou ao Executivo informações complementares, como o extrato com saldo remanescente, bem como o percentual que será pago e a quantidade de profissionais. As demandas foram respondidas. Guttenberg Breda destacou que os recursos em conta somam um total de R$24.594,105,76. Quanto ao número de pessoas beneficiadas, o Executivo destacou que não é possível, considerando a tramitação da matéria.

Também recebeu a primeira votação o Projeto de Lei do Legislativo que declara de utilidade pública a Associação Beneficente e Esportiva de Coruripe. O PL é de autoria de Franciney Joaquim.

Aprovada a emissão de Moção de Pesar para os familiares de Izolda Maria dos Santos Almeida e de Baldeci Florêncio dos Santos, de autoria de todos os vereadores.

Raphael Lima apresentou e teve aprovação na Indicação em que solicita a elaboração de projeto cultural de criação do Festival do Coco, reforçando a proposição do vereador Ródio Enéas, e acrescentando na mesma proposta a criação do Festival da Cana. O vereador destacou que as duas culturas são predominantes na região e podem servir de inspiração e tema para criação dos eventos.

Lima apresentou ainda Pedido de providência, para que sejam adotadas medidas relacionadas a manutenção do calçamento e bueiras do município.

Roberta Beltrão apresentou e teve aprovação em duas Indicações. Na primeira, ela pede construção de um centro de pilates público na cidade, para beneficiar as pessoas mais carentes prioritariamente. Na segunda, a vereadora revitalização da praça do Conjunto Habitacional Zequinha Azevedo, conhecido como Branca de Neve.

Guttenberg Breda apresentou e teve aprovação na Indicação em que pede que seja denominada de Cícero Justino da Silva, o novo Centro Assistencial do Povoado Poxim. O vereador justificou que a homenagem é justa, considerando os serviços prestados pelo homenageado pela comunidade.

o presidente, Dalmo Porto, apresentou Pedido de Providência medidas para colocação de tela de proteção no 1º andar do prédio da Escola Municipal de Educação Básica Professora Maria Rocha Santos Silva, localizada no centro de Pindorama. A proposta foi aprovada.