Vereadores aprovam Projetos de Lei e outras pautas em Sessão Ordinária

20 de Abril de 2023

Em Sessão realizada no dia 19 de abril de 2023, no Plenário Djalma Barros Siqueira, vereadores aprovaram, após emissão de pareceres das Comissões, o Projeto de Lei do Legislativo que institui o dia 12 de maio como o Dia Municipal de Conscientização e Enfrentamento à Fibromialgia, da vereadora Roberta Beltrão.

Aprovado ainda o Projeto de Lei do Legislativo que institui a aplicação de instrumentos de triagem e desenvolvimento infantil, IRDI, em questionário aplicável em crianças de 0 a 18 meses, e M-CHAT, aplicável em crianças a partir de 18 a 36 meses, bem como outros instrumentos que venham a surgir, possibilitando assim, a identificação precoce do transtorno do espectro do autismo. A matéria é de autoria de Ivan Faustino.

A Comissão de Redação e Justiça acrescentou Emenda Aditiva solicitando que a triagem seja efetuada por um profissional de saúde, durante consulta a ser realizada nas unidades básicas de saúde do município ou por profissionais habilitados que atuam em creches ou escolas do município. o objetivo é garantir que além do questionário haja a avaliação de um profissional qualificado.

Aprovado também o Projeto de Lei do Legislativo de autoria de Raphael Lima que Raphael Lima que institui a obrigatoriedade na disposição de aparelhos de ar-condicionado, banheiro a água potável dentro das instalações das casas lotéricas do município de Coruripe, para servir aos clientes em atendimento. O PL recebeu emenda aditiva detalhando a forma de disponibilização dos serviços, como banheiro separado por sexo, entre outros itens.

As Comissões aprovaram também o Projeto de Lei do Legislativo que institui o dia municipal de Combate a Intolerância Religiosa, que passa a ser realizado no dia 16 de novembro. A matéria é de autoria de Franciney Joaquim.

Entrou para análise e emissão de parecer a proposta de Projeto de Lei do Executivo que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária Anual de 2024.

Wagnney Vasconcelos apresentou proposta de Projeto de Decreto Legislativo que outorga a Comenda Waldemar Barreto da Rocha a Pedro Madeiro, secretário de saúde do município. A matéria segue para análise e emissão de parecer.

Entre as pautas da Casa, Ailton Lessa apresentou e teve aprovação na Indicação em que pede a realização de obra de urbanização na orla da Lagoa do Pau. O vereador destacou que a região é turística e precisa de melhorias em sua estrutura.

Wagnney Vasconcelos apresentou e teve aprovação na Indicação em que solicita a criação de uma extensão da secretaria de Educação no Distrito de Pindorama. O vereador defendeu que os familiares precisam se deslocar para a área central para resolver burocracias relacionadas aos alunos. A proposta foi aprovada.

Raphael Lima apresentou duas Indicações. Na primeira, ele pede que seja formalizada uma Parceria Público Privada (PPP) para atendimento a crianças autistas, com síndrome down e outras especialidades. Na segunda, o vereador pede a construção de uma creche na praça Nossa Senhora Imaculada Conceição, no conjunto Barro Preto II. Ambas foram aprovadas.

Franciney Joaquim apresentou Indicação em que pede a realização de shows de calouros, com o objetivo de encontrar e revelar novos talentos do município. A proposta foi aprovada.

O presidente, Dalmo Porto, apresentou uma Indicação e um Pedido de Providência. No primeiro, ele solicita que o Executivo promova formações em primeiros socorros para professores e funcionários de estabelecimentos de ensino do município. No Pedido, o presidente solicitou a reforma dos banheiros públicos do Distrito de Botafogo. Ambas foram aprovadas.

Hugo Beltrão apresentou Indicação em que solicita a reconstrução da ponte do rio no Distrito de Poxim. O vereador explicou que as famílias estão reclamando do isolamento devido a falta do equipamento. A proposta foi aprovada.

Roberta Beltrão apresentou Indicação em que solicita a instalação de um CRAS e um CREAS no Distrito de Pindorama. A vereadora explicou que as famílias da região precisam dos equipamentos. A proposta foi aprovada.