Vereadores aprovam Projetos de Lei do Legislativo e outras demandas para o município

20 de Outubro de 2022

Na Sessão Legislativa realizada nesta quarta-feira, 19 de outubro de 2022, vereadores aprovaram, após emissão de pareceres das respectivas Comissões, o Projeto de Lei de autoria de Ivan Faustino, que cria a o Estatuto da Pessoa Gestante de Coruripe, instrumento social que pretende somar e garantir uma melhor oferta de serviços de saúde para mulheres grávidas ou puérperas do município.

A Comissão de Saúde sugeriu emenda modificativa acrescentando a autonomia e liberdade acerca de todos os processos de decisão que envolvem sua gestação e parto, entre outras alterações que envolvem a ampliação dos direitos das mulheres.

Foram aprovados mais dois Projetos de Lei do Legislativo. O primeiro, de autoria de Franciney Joaquim, torna obrigatória a prestação de socorro por parte dos culpados aos animais atropelados em Coruripe. O segundo, de autoria de Edinaldo Morais, institui a campanha de conscientização e prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher nas escolas do município.

Nas pautas da Casa, foi aprovada Indicação apresentada por Wagnney Vasconcelos, que solicita reforço em outras solicitações apresentadas pedindo melhorias nas condições dos pontos de apoio dos mototaxistas do município. O vereador destacou que a demanda tem urgência, dadas as condições precárias dos locais, tanto para usuários quanto para os motoqueiros.

Guttenberg Breda apresentou Indicação também reforçando pedido anterior em que pede a reforma, bem como a instalação de novos pontos de ônibus, em especial na região em que fica localizado o Instituto Federal de Alagoas. A proposta foi aprovada.

Roberta Beltrão apresentou Indicação solicitando o alinhamento dos postes de energia elétrica e a abertura de uma nova rua na região do Miaí de Cima, na comunidade da Ponta da Asa.

Entre os Pedidos de Providência, Raphael Lima apresentou solicitação para a conclusão das obras de calçamento e interligação na Rua Vereador Castro Azevedo com o novo Mercado Público, no Barro Preto I. O Pedido foi aprovado. Lima afirmou que a comunidade espera há anos por benfeitorias no local.

Wagnney Vasconcelos apresentou Pedido de Providência reforçando solicitação anterior em que pede a construção de uma caixa d’água no Loteamento Lula Beltrão, no Barro Preto II. De acordo com o vereador, o atual sistema de abastecimento está sobrecarregado.

No Grande Expediente, vereadores reclamaram do atendimento da Caixa Econômica do município. Segundo Raphael Lima, o serviço é de péssima qualidade e humilha os clientes. Diversos vereadores confirmaram a fala do vereador e devem discutir alguma medida no sentido de notificar os representantes da agência para pedir explicações sobre o atendimento.

Ailton Luiz solicitou verbalmente a retirada de pedras na Rua da Zete. Os moradores estão com dificuldades de trafegar no local. O vereador pediu ainda reforço na Indicação que trata da pavimentação da rua Alonso Almeida, no bairro Vassouras. A rua é estreita e precisa da benfeitoria.