Vereadores aprovam PL que fixa o piso salarial dos agentes comunitários de saúde e de endemias

12 de Julho de 2022

Em Sessão Extraordinária realizada nesta segunda-feira, 11 de julho de 2022, vereadores aprovaram, em primeira votação e após emissão dos pareceres das Comissões de Justiça e Redação e Finanças e Orçamento, os Projetos de Lei que fixa o piso salarial do agente comunitário de saúde e que altera a denominação do cargo de agente comunitário de saúde – endemias, respectivamente.

Os profissionais das duas categorias acompanharam a Sessão na Câmara e comemoraram a aprovação das matérias. Com a aprovação e a sanção do prefeito, Marcelo Beltrão, o piso passa a ser de R$2.424,00, em ambas as categorias, e os pagamentos têm efeito retroativo a maio.

Com a aprovação unânime, os vereadores e os profissionais comemoraram a conquista. Ailton Lessa, Mesaque Padilha, Wagnney Henrique, Franciney Joaquim, Gutenberg Breda, Ródio Enéas, Edinaldo Morais, José Juarez, Gildo Castro, Ivan Faustino, além do presidente, Dalmo Porto, destacaram uma luta de quase três décadas das categorias, que atuam no controle da saúde da população.

Os representantes das categorias, Célia e Agilvado Santos, falaram sobre a luta das classes para conseguir implantar o piso. Os dirigentes agradeceram aos vereadores, além dos gestores do Executivo que deram celeridade ao processo. O município de Coruripe possui 133 agentes de saúde e 33 agentes de endemias.