Vereadores aprovam Centro de Atendimento às Pessoas Autistas e com Síndrome de Down

06 de Abril de 2022

Na Sessão Ordinária do dia 06 de abril de 2022, vereadores aprovaram, após emissão de pareceres favoráveis das Comissões, o PL05/2022, que cria o Centro de Referência e Atendimento Especializado às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e Pessoas com Síndrome de Down.

O projeto recebeu emenda modificativa dos vereadores, incluindo os serviços de terapia ocupacional, nutrição, neuropedriatria ou psiquiatria dentro do escopo de ações do Centro de Referência. A matéria é de autoria dos vereadores Ivan Faustino e Mesaque Padilha.

O PL foi comemorado pelos vereadores, que afirmaram que vão se empenhar para cobrar do Executivo a criação do Centro. Mães de crianças autistas estiveram na Sessão, para reforçar a importância de políticas públicas para pessoas com necessidades especiais.

Os vereadores receberam duas propostas de Projeto de Lei de autoria de Franciney Joaquim. O primeiro quer tornar obrigatória a prestação de socorro a animais atropelados autor do atropelamento. Na segunda, o PL institui a Política Municipal de Prevenção ao Abandono e à Evasão Escolar. As matérias vão para análise e emissão de pareceres.

Entre as Indicações apresentadas e aprovadas, Mesaque Padilha solicitou a implantação do programa “IPTU Verde”, para a concessão de descontos para imóveis que atendam regras de sustentabilidade, como uso de energia solar, reutilização de água, esgotamento, entre outros.

Ailton Lessa apresentou Indicação que pede aterramento na área as margens do Rio no Distrito Poxim. O local está bastante habitado e a população tem sofrido com a falta de infraestrutura.

Tiles Henrique apresentou duas Indicações. Na primeira, o vereador pede a substituição da ponte de madeira por uma estrutura de concreto da Rua Princesa Isabel, no Distrito de Pindorama. Na segunda, Henrique solicita o complemento do saneamento das águas pluviais da Avenida Jorge Venâncio.

Franciney Joaquim apresentou Indicação solicitando que seja criada uma comissão para visitar as escolas de ensino médio e fundamental, no intuito de incentivar e conscientizar a juventude sobre a importância de tirar o título eleitoral. O vereador apresentou dados do IBGE que apontam que quase 3 mil jovens de Coruripe ainda não possuem título de eleitor.

Gildo Castro apresentou Indicação solicitando a pavimentação asfáltica nos locais destinados às feiras livres. O vereador justificou que o investimento tem como resultado melhoria na higienização dos locais, uma vez que a limpeza dos resíduos da feira passa a acontecer de forma mais eficiente.

Entre os Pedidos de Providência, Edinaldo Morais solicitou a realização de estudo para resolução do acúmulo de águas na Rua Celso Domingos dos Santos, localizada no Bairro Alto do Cruzeiro.

Mesaque Padilha solicitou a instalação das lâmpadas nos postes da Rua Domerino Luiz de França, conhecida como antiga rua da feira, no Distrito de Pindorama. Ambos foram aprovados.