Vereadores aprovam a Indicação para reabertura gradual do comércio e espaços religiosos de Coruripe

01 de Julho de 2020

Na sessão desta quarta-feira, dia 01 de julho, o presidente da Câmara apresentou e teve aprovação unanime entre os vereadores da Indicação solicitando a reabertura gradual do comércio e dos centros religiosos de Coruripe. Mesaque Padilha destacou que o Supremo Tribunal Federal reconheceu competência de estados e municípios quanto a adoção das regras de isolamento social.
Usando o exemplo de outros municípios e do governo, o vereador pediu que a Prefeitura faça a flexibilização respeitando a capacidade máxima de 30% da lotação dos locais acima de 400 metros.
Ainda na defesa da reabertura, Padilha destacou que é necessário o retorno das atividades de forma gradual, ainda respeitando as regras de distanciamento, proteção individuais e higienização dos locais. O presidente falou que a redução e o controle dos casos no município, além do trabalho da secretaria de saúde, tornam possível esse retorno.
Vereadores aprovaram em primeira votação o Projeto De Lei Nº 08/2020 autorizando a abertura de crédito especial no valor de R$ 28.875,00 reais para serem destinados, segundo o Executivo, na aquisição de itens através da secretaria de Assistência Social destinados a população em vulnerabilidade devido a pandemia do Coronavírus.
A aprovação veio após emissão dos pareceres das Comissões de Justiça e Redação; Finanças e Orçamento. Apenas o vereador Ródio Enéas votou contra o PL. Na sessão passada o vereador pediu vistas e cobrou a especificação dos itens a serem adquiridos com o crédito.
Mesaque Padilha apresentou ainda o pedido de providência solicitando a retirada adequada do lixo que está sendo jogado irregularmente no muro da Cooperativa Pindorama, a sujeira tem atraído insetos e outras pragas, colocando a população em risco. O presidente também pediu a retirada da árvore na rua da feira, localizada em Pindorama. O pedido foi aprovado.