Vereadores aprovam a doação de óculos para alunos da rede pública de ensino de Coruripe e outras pautas do município

10 de Março de 2021

Na Sessão desta quarta-feira, 10 de março de 2021, vereadores receberam a proposta de Projeto de Lei do Executivo, autorizando a doação de mil óculos de graus aos alunos da rede pública municipal de ensino. Segundo o PL, alunos que precisam dos óculos deverão fazer a solicitação através da secretaria de Educação, comprovando matrícula e participação ativa na rede de ensino e após avaliação oftalmológica feita pela rede municipal de saúde.

Embora a Comissão de Justiça e Redação tenha proposto a colocação de emendas sobre a quantidade da distribuição dos óculos e a inclusão da responsabilidade dos pais para retirada dos óculos para os menores de idade, a matéria recebeu apenas dois votos, sendo, portanto, rejeitada. O PL foi aprovado na integralidade pelos demais vereadores presentes na Sessão.

Ródio Enéas apresentou as seguintes Indicações: a que revitaliza a Orla do Rio Coruripe no trecho situado no Distrito de Barreiras, além da instalação de banheiros no local. A segunda é que seja estruturada a sede do Conselho Tutelar de Coruripe, além da revisão nos salários dos conselheiros.

O vereador destacou a relevância dos serviços prestados pelos conselheiros na proteção de crianças e jovens do município e a baixa remuneração oferecida que atualmente é de um salário mínimo. As propostas foram elogiadas e aprovadas por unanimidade.

Juarez de Lima apresentou e aprovou, através de Indicação, o pedido de duas ambulâncias para atender a população residente no Distrito de Pindorama. Na proposta, o vereador propõe que um veículo seja deslocado para a Mangabeira e outro para Conceição. O pleito, conforme explicou na justificativa, é aguardado pela população há mais de dez anos.

Franciney Joaquim Apresentou três Indicações: solicitando a pavimentação e limpeza pública nas águas e esgoto sanitário no Bairro Gonçalo Argolo, além do saneamento básico e limpeza periódica da Rua Antônio Gonçalo e a instalação de poço artesiano e caixa d’água no local. A região sofre há mais de 15 anos sem saneamento e abastecimento adequados. As propostas foram aprovadas.

Gildo de Castro apresentou e aprovou Indicação solicitando a criação do cargo de monitor de transporte escolar no quadro de cargos e carreiras da secretaria de Educação e a inclusão de um servidor monitor em cada ônibus, com o objetivo de garantir a segurança no embarque, percurso e desembarque dos alunos da rede municipal.

Mesaque Padilha apresentou Indicação reforçando pedido anterior que solicita a instalação de câmeras de segurança e videomonitoramento em toda a cidade e nos povoados. O vereador sempre defendeu a proteção da população através do uso de ferramentas tecnológicas. A proposta foi aprovada.

Padilha apresentou ainda Requerimento solicitando ao presidente Dalmo Porto que proponha através do deputado federal Marx Beltrão, ao Instituto Federal de Alagoas (IFAL), que seja ofertado o curso de agrotécnico no campus situado em Coruripe. No Pedido de Providência, foi solicitada a construção de banheiros públicos nas praias do Pontal, Miai de Baixo e de Cima, além da realização de manutenção nos equipamentos que já existem nas praias do município.

Guttenberg Breda Sobrinho apresentou Indicação em que solicita que o Executivo reconheça a prática de exercícios físicos como essencial e garanta o funcionamento de equipamentos privados que prestam esse tipo de serviço para a população de Coruripe, além da instalação de equipamentos em locais abertos destinados ao uso público mesmo diante de um cenário de crise. A proposta foi elogiada e aprovada por unanimidade.

Ivan Faustino apresentou Indicação solicitando que o Executivo reconheça como essencial as atividades de âmbito religioso, de modo a proteger os espaços de cultos e atividades em caso de catástrofes, moléstias contagiosas ou crises de qualquer natureza, considerando o papel da religião no alento da população diante das instabilidades do mundo.

Henrique Carvalho Beltrão apresentou Pedido de Providência solicitando que seja atendida a Indicação de autoria do vereador José Maurício dos Santos que trata da pavimentação e iluminação do trecho da Rua José Barreto da Rocha até o Distrito do Pontal de Coruripe.

O vereador falou ainda que o Hospital Carvalho Beltrão adquiriu um aparelho de tomografia com 128 canais, considerado o equipamento mais moderno de Alagoas e que será destinado ao uso da população.