Vereadores apresentam demandas para melhorias na infraestrutura e outras áreas prioritárias

29 de Setembro de 2021

Na Sessão desta quarta-feira, 29 de setembro de 2021, vereadores encaminharam as Comissões proposta de Projeto de Decreto Legislativo de autoria do presidente da Casa, Dalmo Porto, conferindo a Outorga do Prêmio Municipal Vidas Idosas Importam, a Crismédio Vieira Costa e a Josileia dos Santos Félix. Os homenageados possuem projetos de proteção e valorização da pessoa idosa.

Também foi aprovada a emissão de uma moção de pesar aos familiares de Mirian Vilela Monteiro Alves, do distrito de Barreiras. Mirian foi uma liderança local importante e fundadora da Associação de Mulheres da região.

Ródio Enéas apresentou duas Indicações: para a instalação de equipamentos de ginástica e musculação na Praça da Bíblia, que já possui calçadão para caminhadas e corridas. Na segunda, o vereador pede que seja instalado um parque olímpico no clube municipal Roberto Viana, o clube do povo. Enéas destacou que o local está ocioso e poderá agregar diversas modalidades esportivas. As propostas foram aprovadas.

Roberta Beltrão apresentou e teve aprovação na Indicação que reforça pedido anterior para a instalação de redutores de velocidade de veículos que trafegam na rodovia AL 101 Sul, no trecho entre o Hospital Carvalho Beltrão e o Condomínio Terra Vista. A vereadora destacou que o local tem grande acesso de pedestres que necessitam cruzar a via e os motoristas não respeitam a passagem das pessoas. Um grupo de vereadores já esteve reunido com o secretário estadual, Mozart Amaral, mas o pedido ainda não foi atendido.

Os vereadores Edinaldo Morais e Henrique Carvalho elogiaram e endossaram o pedido da colega. Em outra Indicação, Roberta pede a instalação de um centro de treinamento de jiu-jitsu para mulheres. A proposta foi aprovada.

Guttenberg Breda apresentou Indicação em que pede o pagamento de gratificação beneficiando os professores que atingirem boas notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb. O vereador

Mesaque Padilha entregou Indicação solicitando a pavimentação das ruas São Francisco de Assis e Frei Leonardo, no bairro Comendador Tércio Wanderley. A demanda atende a um pedido da população. As ruas estão situadas no entorno da escola Deputado João Beltrão. A proposta foi aprovada.

Franciney Joaquim apresentou duas Indicações. Na primeira, ele pede que o município conceda um espaço para a prática esportiva e profissional de som automotivo. Embora sofra certo preconceito, a modalidade possui diversos praticantes. A proposta foi bastante elogiada e ganhou apoio dos vereadores Ródio Enéas, Mesaque Padilha e Roberta Beltrão.

Na segunda, o vereador pede que seja criado o serviço “Disque Luz Coruripe”, através de aplicativo de mensagens ou ligações, de modo que a população possa ter acesso e retorno para comunicar problemas na transmissão da energia elétrica da cidade. Em um pedido de providência, Joaquim solicita a poda ou remoção de árvores que estão as margens da rodovia e que estejam sob ameaça de queda. As propostas foram aprovadas.

Henrique Carvalho solicitou, através de Indicação, que seja realizada a troca dos postes de iluminação da praça Paulo Nunes, conhecida como praça São José, para que seja colocada iluminação de LED. Além da praça, o vereador pede que a iluminação seja realizada na rodovia Vereador Ademar Barbosa, no distrito de Poxim. A Indicação foi aprovada.

Vereadores recebem secretário de Indústria, Comércio, Economia Solidária, Pesca e Aquicultura

Antes da Sessão, os vereadores estiveram reunidos com o secretário municipal de Indústria, Comércio, Economia Solidária, Pesca e Aquicultura, Gastão Lessa. O gestor foi a Câmara apresentar os projetos da pasta que estão previstos para acontecer nos próximos meses. Na oportunidade, o presidente, Dalmo Porto, entregou ao secretário todas as demandas do Legislativo pertinentes a pasta.

Dia do vereador

No grande expediente, Ródio Enéas e Mesaque Padilha aproveitaram a oportunidade para parabenizar os colegas vereadores pelo dia 01 de outubro, dia do vereador. A data é uma homenagem aos agentes do legislativo que atuam para, em conjunto com o executivo, trabalhar na organização da gestão pública do município.

Ailton Lessa solicitou verbalmente que seja enviado ofício à secretaria de Indústria e Comércio do município, pedindo explicações sobre o terreno de propriedade do município em que já há um comércio funcionando, mesmo sem alvará ou aprovação do Legislativo. O pedido foi aprovado pelo presidente.

José Juarez solicitou a convocação do comandante da Polícia Militar, Coronel Coutinho, para avaliar a reabertura do posto policial no distrito de Botafogo. O pedido é parte de uma Indicação verbal feita pelo vereador pedindo que a unidade seja reaberta. De acordo com o presidente, o convite já foi feito e o coronel estará presente na Câmara, na próxima Sessão, para discutir o assunto.