Vereadores apreciam demandas do Executivo e aprovam Indicações e Pedidos de Providência

11 de Agosto de 2021

Na Sessão Ordinária desta quarta-feira, 11 de agosto de 2021, vereadores receberam e encaminharam as Comissões legislativas da Casa, a proposta de Projeto de Lei que autoriza a doação de imóvel público a Cooperativa dos Agricultores Familiares e dos Empreendimentos Solidários (Coopaiba), para a implantação de um posto de abastecimento de combustível diesel com valor reduzido para atender aos produtores locais.

Entre as pautas da Casa, Mesaque Padilha apresentou e teve aprovação na Indicação reforçando pedido feito pelo próprio vereador em outra Indicação, solicitando a implantação de um centro de referência para o tratamento de pessoas com autismo no município. Padilha reforçou que as famílias sofrem com o deslocamento para o tratamento em outras cidades. A proposta foi aprovada.

Ailton Lessa apresentou e teve aprovação na Indicação em que pede a pavimentação das ruas no Distrito de Poxim: Rua Nova, Santa Terezinha e Travessa Sebastião Gomes. O vereador ressaltou que as famílias relatam problemas de saúde devido a poeira durante o verão e a lama durante o inverno.

Roberta Beltrão apresentou Indicação solicitando a contratação de equipe multidisciplinar especializada para atender pessoas portadoras de autismo. A vereadora apresentou ainda Pedido de Providência para que a prefeitura cobre do governo do estado a implantação de uma delegacia da mulher no município. As propostas foram aprovadas.

Franciney Joaquim apresentou dois Pedidos de Providência: no primeiro, ele pede que a prefeitura divulgue previamente os valores dos prêmios dos campeonatos e torneios realizados através da Secretaria Municipal de Esportes. A proposta foi aprovada.

O segundo Pedido causou debate entre os vereadores. Joaquim solicitou que toda a população apresente obrigatoriamente o cartão de imunização contra a Covid-19 para participar do Campeonato Coruripense, assim como dos eventos promovidos pela pasta do Esporte no município. Após várias manifestações contrárias e favoráveis a proposta, o Pedido foi aprovado. Os vereadores José Juarez, Ivan Faustino, Gildo Castro e Ricardo Beltrão votaram contrários.

No grande expediente, Ailton Lessa fez um pedido verbal de providência para que seja refeito o meio fio em frente ao posto de saúde Zequinha Azevedo. Segundo o vereador, a área fica empoçada permanentemente há quase quatro anos, sendo um grande foco de mosquitos.

José Maurício solicitou que fosse enviado ofício solicitando a secretaria de Transporte e Trânsito solicitando o fechamento da rua que dá acesso a praça central durante os finais de semana. O vereador justificou que a população usa o equipamento de lazer e a interdição da rua gera mais segurança e comodidade as famílias que frequentam o local. A proposta foi elogiada pelos demais vereadores.

Guttemberg Breda solicitou que seja enviado ofício a secretaria de Infraestrutura para a instalação de uma passarela no posto São Pedro (Maracanã) e a colocação de tabelas oficiais de basquetes na quadra Moacir Beltrão de Castro. O vereador pediu ainda que seja enviado ofício solicitando a instalação de abastecimento de água para a comunidade do Poxim que ainda não é beneficiada com o serviço.

Franciney Joaquim solicitou que seja enviado ofício a secretaria de Educação solicitando que seja divulgado o dia de retorno das aulas da rede pública municipal. O vereador pediu ainda que a Prefeitura realize a contratação dos profissionais que foram aprovados no processo seletivo realizado. O vereador pediu ainda que fosse enviado ofício a SMTT cobrando a fiscalização de motocicletas que estão transitando com faróis e sinalizadores quebrados.