Sessões da Câmara passam a acontecer a partir das 9 horas em Coruripe

24 de Maio de 2023

Em Sessão Ordinária realizada nesta quarta-feira, 24 de maio de 2023, vereadores aprovaram, após emissão dos pareceres das Comissões, a proposta de Projeto de Resolução, enviada pela Mesa Diretora da Câmara, estabelecendo o novo horário para a realização das Sessões Ordinárias do Legislativo, que passa a ser de 09 horas da manhã.

Aprovada também a proposta de Projeto de Lei do Legislativo que declara de utilidade pública o Instituto Gracie Barra do Distrito de Lagoa do Pau, matéria de autoria de Guttenberg Breda.

Aprovadas as propostas de Projetos de Decretos Legislativos, de autoria de Hugo Beltrão, que confere a outorga o título honorário de cidadão coruripense e a comenda Comendador Tércio Wanderley a José Tavares da Silva Neto, pelos serviços prestados ao município.

Entre as matérias que entraram para análise e emissão de parecer por parte das Comissões Legislativas, proposta de Projeto de Lei do Executivo que altera o nome do Grupo Escolar Professor Manoel Cecílio de Jesus.

O vereador Franciney Joaquim apresentou proposta de Projeto de Lei do Legislativo que pede a denominação de Francisco Sales Lessa (conhecido como Macaxeira) a Praça da Juventude localizada no bairro Gonçalo Argolo de Melo. A matéria foi bastante elogiada pelos vereadores e seguiu para análise e emissão de parecer.

Wagnney Vasconcelos apresentou duas propostas de Projeto de Decreto Legislativo que foram encaminhadas as Comissões. Na primeira, o vereador propõe a outorga do Prêmio Municipal Vidas Idosas Importam a Srª Maria Veralice Simões Lessa, pela sua contribuição para a terceira idade. Na segunda PDL, Vasconcelos propõe a outorga da Comenda Waldemar Barreto da Rocha a Amanda Alves da Silva Lyra, pelos serviços prestados ao município.

Ródio Enéas apresentou Indicação em que pede a continuação do processo de revitalização do Povoado Barreiras. Na segunda Indicação apresentada, o vereador solicita a realização de ação conjunta entre o estado e município para a instalação de uma Central de Serviços Já! no Distrito de Pindorama. As propostas foram aprovadas.

O presidente informou que moradores do Distrito de Pindorama solicitaram ainda que a Câmara envie ofício pedindo a instalação de um caixa 24 horas no local, que possui Casa Lotérica, mas com horário limitado de funcionamento.

Guttenberg Breda apresentou e teve aprovação na Indicação em que solicita a instalação de novos pontos de ônibus no Conjunto Habitacional Nelson Costa. O vereador justificou que faltam equipamentos de qualidade para acomodar passageiros que aguardam transportes. Ele ainda solicitou a instalação de equipamentos para a realização de atividades físicas na Praça da Bíblia.

José Maurício pediu que a prefeitura realize obras de requalificação na região da feira livre. O vereador explicou que, durante o período de chuvas, as mercadorias dos feirantes flutuam nas águas.

O presidente da Câmara, Dalmo Porto, apresentou e teve aprovação na solicitação de envio de Moção de Pesar aos familiares de Ivone Clarindo de Oliveira e Claudenildo Nascimento da Silva. Porto destacou que ambos eram pessoas queridas e suas ausências serão sentidas, tanto por familiares, quanto por amigos.