Sessão tem projetos do Legislativo e Executivo, além de Indicações dos Vereadores

08 de Junho de 2022

Na Sessão da quarta-feira, 08 de junho de 2022, vereadores aprovaram, em regime de urgência, quatro propostas de Projetos de Lei do Executivo que tratam da autorização para transposição de créditos ao orçamento do município; a abertura de crédito especial no valor de R$1.950.000,00 no orçamento vigente; a alteração do Plano Plurianual para o quadriênio 2022-2025, além dos documentos que compõem a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2022.

Nas pautas do Legislativo, Wagnney Vasconcelos apresentou duas propostas de Projeto de Decreto: a que outorga o título honorário de Cidadão Coruripense ao padre Antenor Montenegro Júnior, e a que outorga a Comenda Professor Manoel Cecílio de Jesus a Sra. Maria Pereira de Carvalho. Ambos homenageados possuem importantes projetos na comunidade coruripense. As propostas foram enviadas as Comissões para análise e emissão de parecer.

Mesaque Padilha apresentou Indicação em que solicita a instalação de redutores de velocidade na rua Chico Azevedo, no bairro Alto do Cruzeiro. O vereador explicou que há uma igreja Assembleia de Deus próximo ao local e que o fluxo de carros coloca a população em perigo. A proposta foi aprovada.

Franciney Joaquim apresentou duas Indicações: para a construção de rampa de acesso para passagem de moradores na primeira ponte situada na Ilha das Cobras; e que o Executivo, em conjunto com o governo do estado, realize vistorias nas cabeceiras das pontes dos distritos de Poxim, Lagoa do Pau e das três pontes localizadas na área central do município. As propostas foram aprovadas.

Roberta Beltrão apresentou e teve aprovação na Indicação em que solicita a instalação de containers em pontos estratégicos da cidade, além da realização de limpeza dos bueiros, a fim de prevenir os transtornos causados pelo lixo acumulado e que entopem as galerias especialmente no período de chuvas.

No pequeno expediente, Mesaque Padilha propôs que a Comissão de Educação da Câmara, em conjunto com os demais colegas do Legislativo, entre em contato com a secretaria de Educação para iniciar as tratativas para a revisão dos valores do piso salarial dos professores. O vereador destacou que, no artigo 51 da Lei 1.261/2013, fica estabelecido o mês de junho como prazo para reavaliação do reajuste salarial dos profissionais.

O vereador solicitou que seja feito um Pedido de Providência ao Executivo e a Defesa Civil do estado para avaliar as condições das barragens que tem interferência direta no rio Coruripe. A proposta é prevenir eventuais acidentes com rompimento das estruturas e alagamentos na cidade, principalmente neste período de fortes chuvas que caem no município.

O presidente da Casa, Dalmo Porto, informou aos presentes que nesta terça-feira (07), aconteceu uma reunião entre os representantes do Conjunto Odilon, os vereadores, e representantes do Executivo para discutir as demandas do local, que passa por dificuldades em sua infraestrutura. Porto informou que um novo encontro acontece nesta quarta.