Sessão tem Projeto de Lei e Indicações para melhorias de Coruripe

23 de Fevereiro de 2022

Na Sessão Ordinária desta quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022, vereadores encaminharam diversas demandas ao Executivo. A primeira delas, de autoria de Ivan Faustino, é um Projeto de Lei que pede a implantação de enfermarias e a contratação de profissionais de enfermagem para a rede de ensino de Coruripe. A matéria foi encaminhada as comissões para análise e emissão de pareceres.

Ailton Lessa apresentou e teve aprovação na Indicação em que pede a suspensão do reajuste da taxa do mercado municipal. A cobrança está prevista na Lei Municipal Nº 1525/2015, nos Arts. 36 e 38. O vereador propõe que a taxa esteja suspensa enquanto perdurar a pandemia da Covid 19.

O vereador apresentou um Pedido de Providência, para a reforma urgente dos banheiros utilizados pelos feirantes do Distrito Poxim.

Mesaque Padilha apresentou a Indicação para a realização da revitalização do playground na Praça Moacir Beltrão, localizada na Rua José Raimundo dos Santos, em frente à Escola Cláudio Daniel.

O vereador apresentou reforço em uma Indicação anterior, que trata da implantação de um Centro de Referência no tratamento às pessoas com problemas de autismo, levando em conta o tamanho e a comodidade das famílias do município. A proposta foi aprovada.

No grande expediente, Padilha cobrou a presença de representantes do Executivo nas Sessões, bem como o retorno das propostas enviadas pela Câmara para a prefeitura. O presidente da Casa, Dalmo Porto, pediu ao líder da Casa, Ródio Enéas, que encaminhe a demanda.

Ele ainda debateu as dificuldades dos comerciantes do município, que desde a pandemia não tem conseguido manter seus empreendimentos funcionando e propôs que a gestão trabalhe em algum projeto que possa incentivar esses pequenos empresários. O tema foi debatido e teve apoio de outros parlamentares.

Franciney Joaquim apresentou e teve aprovação em duas Indicações: a primeira para a contratação de serviços para recolhimento e apreensão de animais abandonados em vias públicas, considerando a grande população desses animais. Na segunda, Joaquim Indica que seja intensificada a busca ativa domiciliar de alunos faltosos no município.

O vereador pediu reforço em dois Pedidos de Providência já apresentados por ele ano passado: a implantação de quebra-molas em três pontos da cidade, além da construção da coberta da Escola Edinaldo Carvalho, no Calazans.

Guttenberg Breda apresentou Indicação para a criação do programa “Prefeitura Itinerante”, iniciativa que visa levar os serviços das secretarias até as famílias que estão mais distantes nos povoados, distritos e comunidades.

José Maurício fez um pedido verbal solicitando a troca das luminárias da iluminação pública do município. O vereador destacou que as lâmpadas já foram trocadas, mas as luminárias são precárias. O pedido foi aprovado e encaminhado.

Roberta Beltrão pediu reforço na Indicação em que pede a construção de quebra-molas nas principais ruas do Povoado de Barreiras, além da pavimentação da Rua São José.

José Juarez solicitou verbalmente o reforço de uma Indicação apresentada por ele a respeito da sinalização no Beco do Leon. O vereador pediu a implantação de semáforos nos principais pontos da cidade, considerando que motoristas não respeitam o trânsito.

Juarez solicitou a colocação de uma tela rede de proteção para o campo de futebol central da comunidade de Pindorama, além do alambrado da Quadra S. moradores e comerciantes estão sendo prejudicados pela ausência das estruturas nos locais indicados.

Presidente anuncia as comissões da Casa

Antes de encerrar a Sessão, Dalmo Porto apresentou e os vereadores aprovaram por unanimidade a composição das comissões permanentes, ficando na seguinte formação:

Comissão de Justiça e Redação

Presidente: Guttenberg Breda Sobrinho