Sessão tem entrada de PL que cria o Programa Invista em Coruripe e Indicações do Legislativo

01 de Setembro de 2021

Na Sessão Ordinária realizada nesta quarta-feira, 01 de setembro de 2021, vereadores votaram, em caráter de urgência, Projeto de Lei de autoria do Executivo que institui o Programa Municipal de Atração, Manutenção e Ampliação de Investimentos para o Desenvolvimento de Coruripe, o Invista em Coruripe.

Por meio do programa, as empresas interessadas poderão ser beneficiadas por investimentos de natureza fiscal e econômica. A matéria foi encaminhada para emissão de pareceres das Comissões e volta para votação em sessão extraordinária nesta quinta-feira, 02, às 17h.

O presidente da Casa, Dalmo Porto, apresentou Indicação solicitando a ampliação do horário de atendimento do Hospital Delfiro Moreno, no Distrito de Pindorama, para funcionar 24 horas. O presidente ressaltou que a comunidade precisa de assistência em tempo integral, principalmente aqueles que tem dificuldade em deslocar-se para a área central da cidade.

Gildo dy Castro, Ricardo Beltrão e Ivan Faustino apresentaram Indicação conjunta solicitando que a secretaria de Educação do município faça a doação dos fardamentos dos alunos da rede municipal junto com as máscaras faciais de controle e proteção contra a COVID-19. Os vereadores destacaram que a medida é essencial e visa proteger alunos, professores e profissionais da educação, uma vez que o item deverá continuar sendo de uso obrigatório pelos próximos meses.

Ródio Enéas apresentou Indicação solicitando a disponibilização de redes wi-fi com acesso à internet dentro das unidades de saúde do município. A medida, defendeu o vereador, é para facilitar o acesso das equipes de saúde aos sistemas de marcação de exames, liberação e controle de medicamentos, entre outros usos.

Franciney Joaquim apresentou Indicação para que o município providencie a liberação de espaço para a prática esportiva do wheeeling, esporte radical com manobras em motocicletas. O vereador, que é um defensor dos esportes, destacou que o espaço vai proporcionar um ambiente mais seguro para os atletas e para a população. todas as indicações foram aprovadas.

No grande expediente, Edinaldo Morais falou sobre a ida de uma comitiva de vereadores e do prefeito, Marcelo Beltrão, a Brasília/DF, representando a Câmara de Coruripe numa reunião com os senadores Fernando Collor e Renan Calheiros. O parlamentar aprovou a destinação de recursos para a aquisição de uma patrulha mecânica composta de tratores, retroescavadeira, além de outras máquinas e equipamentos para serem usadas nas obras de infraestrutura do município.

Guttemberg Breda solicitou verbalmente que o município estude a proposta do governo do estado para controle de cães e gatos abandonados. O vereador pediu ainda a revitalização do canteiro da Rua das Oliveiras, preservando a vegetação do local.

Visita da secretária de assistência social

Durante a Sessão, Dalmo Porto citou a visita da secretária de Assistência Social do município, Célia Gama, que esteve na Câmara para apresentar as ações que estão sendo realizadas pela prefeitura, entre elas uma junção de ações em parceria com as pastas da educação e saúde. “Trata-se de um convite da Câmara aos gestores, para acompanhar as ações que estão sendo realizadas em prol do município”, destacou Porto.