Sessão tem entrada de matérias do Executivo e demandas do Legislativo

25 de Novembro de 2021

Na Sessão Ordinária realizada nesta quarta-feira, 24 de novembro de 2021, vereadores receberam e encaminharam as Comissões para análise e emissão de pareceres as propostas de Projetos de Lei de autoria do Executivo que tratam sobre temas diversos.

A primeira proposição trata da criação do programa auxílio-moradia para a população do município. A segunda matéria versa sobre a autorização para a contratação de crédito interno junto à Caixa Econômica Federal, no âmbito do Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento.

Na terceira proposta, o Executivo pede alteração em dispositivo legal para a aprovação de projetos de condomínios urbanísticos ou de lotes no perímetro urbano ou de expansão urbana.

Foi aprovada em primeira votação, após emissão de pareceres favoráveis das Comissões, a proposta de Projeto de Decreto Legislativo de autoria de Edinaldo Morais, em que outorga o título de cidadão honorário de Cidadão Coruripense ao Senhor Dorgival Doinízio Silva.

Nas pautas da Casa, Ivan Faustino apresentou e aprovou Indicação em que pede a instalação de lousas brancas nas salas de aulas das escolas da rede pública municipal. Os equipamentos devem substituir os quadros convencionais. O vereador, que é médico, destacou que o uso do giz é prejudicial à saúde dos professores.

O vereador apresentou um Pedido de Providência, para que seja enviada solicitação a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo para a instalação de banheiros químicos nas orlas das praias de Lagoa do Pau, Pontal, Barreiras, Miaí de Cima e Miaí de Baixo.

Ródio Enéas apresentou Indicação em que solicita a construção de uma ciclovia na região do Centro de Pindorama. O vereador defendeu que o grande fluxo de ciclistas justifica a proposta, aprovada pelos demais vereadores.

Juarez de Lima apresentou Indicação em que pede a instalação de poços artesianos de água para abastecer as comunidades em vários pontos do município. A proposta foi aprovada.

Guttenberg Breda solicitou que fosse instalado um centro de reabilitação para atender a população do município. A Indicação foi aprovada.

Gildo Castro apresentou Indicação solicitando o reajuste dos contratos de locação de veículos do município. O vereador justificou a alta nos preços dos combustíveis, além de peças e equipamentos, que devido a pandemia sofreram muitos reajustes. A proposta foi bastante elogiada entre os presentes e aprovada por unanimidade.

Franciney Joaquim apresentou Indicação em que solicita do município a doação de terrenos para que as igrejas evangélicas possam construir seus templos no município. A proposta foi aprovada. Na segunda Indicação também aprovada por unanimidade, o vereador pediu a revitalização da Praça Senhora Imaculada, no bairro Barro Preto I.

José Maurício apresentou um Pedido de Providência solicitando a reserva de vagas de estacionamento para os taxistas do município. Os locais indicados pelo vereador são a Praça Central e em frente à loja Guido.