Sessão tem demandas dos vereadores nas áreas da saúde, assistência, educação e infraestrutura

08 de Setembro de 2021

Na Sessão Ordinária desta quarta-feira, 08 de setembro de 2021, vereadores receberam e encaminharam para as Comissões da Casa três propostas de Projeto de Lei de autoria do Executivo. A primeira delas altera uma Lei já existente no tocante ao Conselho e Fundo Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas; a segunda institui o Plano Plurianual (PPA), para o quadriênio 2022/2025 e a terceira dispõe sobre o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social do município.

A Sessão contou com a participação especial da Banda Filarmônica de Coruripe Geraldo Roque Carlos, coordenada pelo maestro e presidente Lucas, que estiveram na Câmara para uma apresentação alusiva ao 7 de setembro, Independência do Brasil. O grupo tocou o hino nacional. O presidente, Dalmo Porto, agradeceu o gesto e destacou a importância da preservação e valorização do grupo e do contexto histórico do município na história do Brasil.

Franciney Joaquim elogiou o trabalho da filarmônica e destacou as dificuldades para manutenção e preservação do grupo. O vereador disse ainda que pretende apresentar Indicação para tornar a orquestra uma associação de utilidade pública, podendo assim firmar convênios com o Poder Público para obtenção de benefícios. Os demais vereadores elogiaram o trabalho da banda, dos organizadores e afirmaram que vão aprovar a proposta do colega de parlamento.

Nas matérias da Casa, Henrique Carvalho apresentou duas Indicações: na primeira, o vereador pede que o Executivo institua um programa que isente famílias de baixa renda do pagamento da taxa de iluminação pública pelo período de, no mínimo, um ano. Na defesa da proposta, o vereador destaca o volume de tributos e a dificuldade das famílias carentes em pagar o imposto. Ródio Enéas informou que a secretaria de Ação Social do município já firmou parceria com a Equatorial e, em breve, a isenção será concedida.

Na segunda Indicação, Henrique Carvalho pede a reabertura do posto da Polícia Militar do Distrito de Poxim. O vereador destacou que, devido a distância entre o povoado e a cidade, a população se sente insegura e a presença da PM intimida a ação de bandidos. As propostas foram aprovadas.

Ródio Enéas apresentou Indicação para que seja construída uma praça de eventos no município. o vereador destacou que é preciso um local amplo para a prática de esportes e a realização de eventos de grande porte na cidade. A Indicação foi aprovada.

Enéas pediu que seja enviada correspondência a Secretaria de Educação para que sejam explicados os motivos da ausência de reajuste da correção inflacionária nos salários dos servidores da educação do município. O vereador ressaltou que os embargos impostos a partir da entrada da nova gestão teriam sido um dos motivos para a não atualização dos valores, mas solicitou que o gestor remeta a Câmara uma informação oficial sobre o tema.

Os buracos na rodovia AL 101 Sul também foi tema de debate na Sessão. De acordo com o presidente, Dalmo Porto, pedidos foram feitos ao governo do estado, por meio dos deputados, da prefeitura do município, da Câmara, entre outros órgãos. O presidente informou que promessa é para que, após o período de chuvas, as obras serão iniciadas. Gildo Dy Castro, afirmou que, ao verificar o site do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), é possível verificar que estão ativas as equipes de engenheiros, técnicos, além do aluguel de máquinas.

O acúmulo de lixo na comunidade do Botafogo, bem como os vazamentos na caixa d’água no Loteamento Barro Preto e o calçamento em trechos da cidade também foram temas de discussão na Sessão. Franciney Joaquim solicitou verbalmente que a prefeitura ajuste as pendências, uma vez que a população vem preocupando-se com as situações apontadas pelo vereador.

Ivan Faustino solicitou verbalmente um pedido de informações ao Conselho Municipal de Saúde, a propósito da suspensão dos atendimentos de pacientes encaminhados da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município para o Hospital Carvalho Beltrão. O vereador apurou que o hospital fechou os leitos e os pacientes estão sendo enviados para Maceió. Ivan questiona as razões das transferências e o número de leitos ofertados pela unidade de saúde, declarada de utilidade pública, em 2016.

Henrique Carvalho, que é um dos proprietários do Hospital, rebateu as denúncias, mas informou que vai verificar o caso. Ailton Lessa solicitou envio de ofício questionando se o município possui desfibrilador.

Juarez de Lima apresentou Pedido de Providência verbal para a instalação de placas em áreas que estão sem cobertura de sinalização. O pedido foi aprovado.