Sessão tem aprovação e encaminhamento de matérias do Legislativo e Executivo

11 de Outubro de 2023

Na Sessão Ordinária realizada nesta quarta-feira, dia 11 de outubro de 2023, vereadores da Câmara de Coruripe aprovaram a proposta de Projeto de Lei Nº018/23 do Executivo que autoriza a entrada do município de Coruripe na Associação de Instância e Governança da Região Turística Caminho das Águas.

Ivan Faustino apresentou Emenda Modificativa ao artigo do projeto que tratava da transferência de recursos para a realização de eventos, mas a proposta de alteração recebeu apenas o voto dele e do vereador Juarez de Lima.

Aprovada também a proposta de Projeto de Lei do Legislativo de autoria de Wagnney Vasconcelos para dar nova denominação às ruas J, N e S, localizadas no conjunto Rubens Wanderley, localizadas no bairro Comendador Tércio Wanderley. As ruas serão denominadas de Dom Valério Breda (J), Dom Constantino Nunes (N) e Santo Expedito (S).

O presidente, Dalmo Porto, apresentou proposta de Projeto de Lei do Legislativo que declara de utilidade pública a Associação dos Plantadores de Cana de Açúcar do Vale de Coruripe – ASPROVAC. A matéria seguiu para as Comissões para análise e emissão de pareceres.

Aprovada a Indicação de Ródio Enéas que solicita a extensão da rede de iluminação pública na via que liga a comunidade da Ponta da Asa a Rodovia AL 101 Sul, além do trecho do Distrito de Miaí de Cima.

O vereador apresentou uma segunda Indicação, a que pede a pavimentação com asfalto da estrada que vincula as comunidades Miaí de Cima e a Ponta da Asa, incluindo a o novo acesso e a Rua Santa Terezinha, no Distrito Miaí de Baixo. O pedido de Enéas reforça Indicação apresentada pela colega de parlamento, Roberta Beltrão. A proposta foi aprovada.

Hugo Beltrão apresentou Indicação em que solicita a reativação da banda fanfarra de Coruripe, além de promover ações para incentivar as bandas nas escolas da rede municipal de ensino do município. O vereador defendeu a proposta levando em conta a necessidade de estimular a cultura e as artes entre crianças e jovens do município. A proposta foi aprovada.

Wagnney Vasconcelos apresentou Indicação em que solicita do Executivo a pavimentação do Loteamento Barro Preto II. O vereador explicou que essa demanda é uma antiga reivindicação da comunidade. A proposta foi aprovada.

Roberta Beltrão apresentou Indicação em que solicita a criação de uma equipe multidisciplinar composta de psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas para realizar acompanhamento das pessoas vítimas de fibromialgia no município. Beltrão justificou a importância do atendimento as pessoas que sofrem com a doença autoimune. A proposta foi aprovada.

Ailton Lessa apresentou um Pedido de Providência solicitando medidas de reparos nos cemitérios do município. O vereador destacou que esses locais estão precisando de manutenção. A proposta foi aprovada.

Franciney Joaquim apresentou Pedido de Providência solicitando a colocação de uma caixa d’água na Rua da Lama. Em um segundo Pedido de Providência, o vereador solicitou a vistoria da caixa d’água do estádio de futebol Gerson Amaral. Ambas foram aprovadas.

Wagnney Vasconcelos apresentou e teve a aprovação de uma Moção de Pesar a ser enviada aos familiares de Silvano Macário da Silva, da comunidade do Romeiro.