Sessão tem apresentação de Indicações e cobranças de informações ao Executivo

20 de Outubro de 2021

Ações para melhorias no município de Coruripe e cobranças de informações sobre as ações que estão previstas ou que vão ser realizadas pela Prefeitura foram o foco da Sessão Ordinária desta quarta-feira, 20 de outubro de 2021. Ródio Enéas apresentou Indicação solicitando o retorno do Festival de Coco do município, evento tradicional que valoriza a cultura local e gera renda com comércio de produtos e serviços.

O vereador lembrou que os municípios vizinhos possuem festividades que movimentam as cidades e pediu a sensibilidade dos colegas na proposta, que foi aprovada.

Mesaque Padilha apresentou Indicação reforçando pedido anterior em que pede que o município organize e disponibilize cursos de formação em noções básicas de primeiros socorros aos professores e todos os funcionários da educação que atuam nas redes pública e privada, tanto de ensino quanto de recreação infantil.

O vereador baseou sua proposta na Lei Federal nº13.722/18 que estabelece regras para a realização desse tipo de formação. A proposta foi aprovada. Ele aproveitou a oportunidade para juntar sua proposta a do colega Franciney Joaquim, que pediu a formação para os professores de educação física.

Edinaldo Morais apresentou e teve aprovação na Indicação solicitando da secretaria de Infraestrutura e Urbanismo a revitalização da Praça Antônio Araújo dos Santos, situada no bairro Alto do Cruzeiro. O vereador pediu que seja instalado um playground para as crianças. Embora pequena, o local é o ponto de socialização dos moradores do local.

Roberta Beltrão apresentou Indicação de mobilidade inclusiva, solicitando a instalação de rampas e a resolução para os problemas de mobilidade urbana, na região do Centro da cidade. A vereadora pediu a sinalização com placas indicativas dos locais com as rampas, e que os desrespeitos e obstruções sejam punidos com multas.

Guttenberg Breda apresentou Indicação solicitando a instituição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), como documento social municipal de Coruripe. A proposta foi aprovada. O vereador denunciou que a caixa d' água do Conjunto Barro Preto II está vazando e colocando os moradores em perigo.

No grande expediente, Ailton Luiz solicitou verbalmente o envio de ofício à secretaria de Saúde solicitando os relatórios dos recursos públicos utilizados na saúde, além de auditorias realizadas ou em fase de execução, oferta e produção de serviços realizados na rede própria, contrata ou conveniada, e os indicadores de saúde da população.

Todos esses critérios estão estabelecidos na Lei Complementar n°141/2012. O pedido do vereador leva em conta denúncias de um óbito por falta de desfibrilador, a falta de medicamentos e o não fornecimento de fardamento para agentes de saúde e endemias do município.

Ródio Enéas pediu apoio dos vereadores na proposta da Câmara que cria a guarda municipal do município. O vereador destacou que o crescimento da cidade tem exigido esse tipo de serviço. Edinaldo Morais reforçou o pedido do colega, destacando a necessidade de integração entre os serviços. O presidente, Dalmo Porto, ressaltou que a proposta é essencial para levar mais segurança para as famílias de Coruripe. José Juarez reforçou a proposta.

Edinaldo Morais solicitou envio de ofício a secretaria de Finanças e Administração para tratar sobre a opção dos servidores da prefeitura terem a opção de receber seus salários pelo banco de sua preferência. O vereador explicou que a agência da Caixa, banco oficial da prefeitura, não possui um serviço de qualidade.

José Maurício pediu o envio de ofício ao Instituto de Identificação pedindo o retorno das atividades normais da instituição. Ele afirmou que muitas pessoas não tem a habilidade de fazer a solicitação pela internet e preferem ir pessoalmente ao local, em Maceió.

Secretário de Saúde participa de reunião com vereadores na Câmara

Mesaque Padilha reforçou a Indicação em que pede a criação de um centro de referência no tratamento para pessoas com transtorno de aspecto autista. Ele entregou o pedido ao secretário de Saúde, Pedro Madeiro, que esteve na Câmara para apresentar os trabalhos realizados pela saúde do município. Ele pediu que a Câmara peça a Prefeitura uma relação de todas as obras e serviços que estão em fase de execução ou que serão realizadas nos próximos meses.

Franciney Joaquim pediu que seja enviado ofício à secretaria de Educação para avaliar a contratação de mais professores para o município. Ele pede que seja vista a possibilidade de remanejar a carga horária dos profissionais de 40 horas, reduzindo essa carga horária para 20 horas, podendo assim dobrar a quantidade de profissionais.

O vereador denunciou que os professores que estão procurando a secretaria para obter informações sobre o processo seletivo estão sendo hostilizados pelos servidores. Ródio Enéas pediu que as informações sejam apuradas e acompanhadas pela Comissão da Educação, a fim de coibir práticas abusivas contra os profissionais. O vereador informou que o número de professores contratados será maior, a medida em que a demanda pelo serviço aumentar, com o retorno das aulas. Joaquim pediu ainda o reparo em diversas ruas e regiões da cidade.