Sessão tem a participação dos alunos da escola Liege Gama Rocha

20 de Março de 2024

Na sessão ordinária realizada no dia 20 de março de 2024, estudantes da escola Liege Gama Rocha acompanharam os trabalhos dos vereadores, que aprovaram após emissão de pareceres das Comissões, a proposta de Projeto de Decreto Legislativo que outorga a Comenda Professor Manoel Cecílio de Jesus a senhora Adijanete Ribeiro dos Santos, em reconhecimento a sua contribuição para o município. A matéria é de autoria do vereador Wagnney Vasconcelos.

O vereador apresentou uma proposta de projeto de decreto legislativo outorgando a comenda professor Manoel cecílio de Jesus a senhora Silvania Gouveia da Silva em reconhecimento a sua contribuição para o desenvolvimento do município. Bom a matéria foi encaminhada para as comissões para emissão de análise e parecer.

Foi lido e encaminhado para as Comissões para análise e emissão de pareceres a proposta de Projeto de Lei do Legislativo que denomina como Maria Alice Alves da Silva, à Rua Projetada localizada no bairro da Destilaria, no distrito de Pindorama. A matéria foi proposta pelo presidente da Casa, vereador Dalmo Porto.

As comissões receberam e devem analisar três propostas do vereador Franciney Joaquim. A primeira é um Projeto de Lei do Legislativo que estabelece diretrizes para a implantação de políticas públicas voltadas para a prática de desporto para a população com transtornos de saúde mental.

A segunda proposta do vereador, trata-se de um Projeto de Decreto outorgando o Título Honorário de Cidadão Coruripense ao senhor José Lenildo de Miranda, em reconhecimento a sua contribuição para o desenvolvimento do município.

A terceira proposta de Projeto de Decreto Legislativo outorga o Título Honorário de Cidadão Coruripense a senhora Maria Edilene Soares de Miranda em agradecimento ao trabalho desenvolvido por ela na educação no município.

Edinaldo Morais apresentou uma proposta de Projeto de Decreto Legislativo outorgando o Título Honorário de Cidadão Coruripense ao senhor Geovani Nunes de Deus. A proposta visa reconhecer o homenageado pelos serviços prestados ao município. A matéria seguiu para as Comissões.

Na ordem do dia, o vereador João Paulo apresentou e teve a aprovação na Indicação em que solicita a estruturação e ampliação do centro de fisioterapia do município, que precisa de mais equipamentos, profissionais e estrutura. O vereador explicou que o serviço é muito importante e atende a centenas de pessoas do município.

O vereador apresentou uma segunda Indicação solicitando o serviço de melhorias e reformas na academia da saúde. O vereador explicou que o local tem equipamentos que precisam de manutenção. A proposta foi aprovada.

Edinaldo Morais apresentou reforço em Indicação apresentada anteriormente solicitando a pavimentação das ruas A, B, C e E do trecho conhecido como conjunto Pedro Lessa, no bairro Alto do Cruzeiro. O vereador destacou que no verão há muita poeira e no período de chuvas o local torna-se intransitável, prejudicando os moradores do local. A proposta foi aprovada.

Joaquim apresentou Indicação solicitando a volta dos jogos escolares para o calendário do município. Na defesa da proposta, o vereador destacou a importância da atividade considerando o impacto na promoção da prática de esportes e o espaço saudável de convivência. A matéria foi aprovada.

Wagnney Vasconcelos apresentou Indicação em que solicita ao departamento de abastecimento de água e esgoto sanitário a instalação de uma caixa d’água no conjunto habitacional José Isidoro dos Santos, localizado na Chã do Distrito Pontal. Na defesa da proposta, o vereador destacou que a comunidade recém-criada está recebendo água de fluxo direto, sobrecarregando a bomba. Sem a caixa, caso o equipamento quebre, os moradores não contam com reservatório e podem ficar sem água. A matéria foi aprovada.

Guttenberg Breda apresentou três Indicações. Na primeira, ele pede o fornecimento de transporte público para os trabalhadores que residem no Distrito Poxim e trabalham na Pituba. A medida facilita o translado de um grande quantitativo de pessoas que trabalham na região. Na segunda Indicação, o vereador solicita melhorias na iluminação da Quadra de Esportes localizada na antiga feira do peixe, além de melhorias na iluminação da academia da saúde localizada no bairro Comendador Tércio Wanderley. Todas foram aprovadas.

José Maurício apresentou e teve aprovação em Pedido de Providência reforçando proposta de Franciney Joaquim que pede um ponto de apoio para os pais ou responsáveis que aguardam a saída das crianças da escola municipal de educação básica José Buarque.

Edinaldo morais apresentou Pedido de Providência solicitando reparos na base do Samu do município. O local abriga a equipe de saúde e a ambulância que atende a população.

Hugo Beltrão apresentou Pedido de Providência solicitando a limpeza dos esgotos e a roçagem da vegetação das ruas Nova e Nilo Lopes ambas no povoado Poxim. O vereador pediu ainda a instalação de bueiros para escoar as águas durante o período chuvoso. Beltrão apresentou um segundo Pedido de Providência solicitando a limpeza do Rio velho localizado no mesmo povoado.

Franciney Joaquim apresentou Pedido de Providência em reforço a um pedido anterior solicitando a pavimentação da rua da Lama. O vereador defendeu que a demanda é antiga e até o momento o executivo não deu retorno quanto a um prazo para a sua viabilização.