Sessão encaminha Projetos de Lei, Decretos Legislativos e Indicações de vereadores

09 de Agosto de 2023

Na Sessão Ordinária realizada nesta quarta-feira, 9 de agosto de 2023, vereadores da Câmara de Coruripe receberam e encaminharam as Comissões proposta de Projeto de Lei de autoria de Edinaldo Morais que proíbe a queima, soltura ou manuseio de fogos de artifício de alto impacto, classificados como “fogos de estampidos” ou “artigos explosivos” no município.

Outro Projeto encaminhado às Comissões é o da vereadora Roberta Beltrão, que solicita a criação de camarote acessível em shows, apresentações artísticas, culturais, teatros, eventos esportivos e similares destinado a deficientes físicos e portadores de necessidades especiais.

Entre os seis Projetos de Decreto Legislativos já analisados e aprovados pelas Comissões da Casa estão o que outorga a Comenda Professor Manoel Cecílio de Jesus a Cinthya Alves da Silva, matéria de autoria de Wagnney Vasconcelos.

O segundo Projeto de Decreto Legislativo aprovado é de autoria de Ivan Faustino, que outorga a Comenda Waldemar Barreto da Rocha a José Juarez de Lima, vereador na atual legislatura e colega de Faustino.

Em mais um Projeto de Decreto Legislativo aprovado pelas Comissões, está a outorga do título de Cidadão Coruripense a Cícero Luiz Franco. A proposta é do vereador José Juarez de Lima, que teve outro PDL aprovado, o que outorga o título de Cidadão Coruripense a Adalberon Bezerra Cavalcante.

Em mais um PDL aprovado, está a outorga da Comenda Waldemar Barreto da Rocha a Cinthya Alves, matéria de autoria de Roberta Beltrão.

O último Projeto de Decreto Legislativo aprovado em Sessão foi o de autoria de Ródio Enéas, o que outorga o título de Cidadã Coruripense a Lídia Virgínia de Mendonça Curvêllo Beltrão Siqueira.

Nas pautas da Ordem do Dia, aprovada a Indicação de autoria de Edinaldo Morais, que solicita ao Executivo a revitalização e manutenção do campo de futebol do Distrito de Pontal de Coruripe. O pedido reforça Indicação anterior, apresentada por Franciney Joaquim.

Juarez de Lima apresentou Indicação solicitando obras de reforço nas barreiras de contenção da Rua Arthur Bernardes, nas proximidades da Escola Estadual Lima Castro, além da manutenção da ponte que dá acesso a Rua Marechal Dutra, ambas no Distrito de Pindorama. A proposta foi aprovada.

Aprovada a Indicação que solicita a realização de obras de reordenamento da orla do Distrito Pontal de Coruripe, na região do estaleiro, proposta do vereador Wagnney Vasconcelos. O local, segundo o vereador, é frequentado por pessoas da cidade que praticam esportes e tem grande potencial de exploração do turismo.

O presidente da Casa, Dalmo Porto, apresentou e teve aprovação na Indicação em que solicita do Executivo o calçamento da Rua da Croa, situada no Pontal de Coruripe. O presidente apresentou e aprovou uma segunda Indicação, a que pede a construção de vestiários e a instalação de refletores no campo de futebol da Quadra S, no Distrito de Pindorama.

Franciney Joaquim apresentou Indicação em que pede que seja criada a secretaria municipal de Assuntos Eclesiásticos. O objetivo é acolher demandas das igrejas e fomentar políticas públicas relacionadas a comunidade evangélica. A proposta foi aprovada. Ele pediu verbalmente que seja enviado ofício a secretaria de Educação cobrando o hasteamento das bandeiras oficiais do município, estado e país nas unidades escolares do município.

Vereadores aprovaram também o envio de Moção de Pesar aos familiares de Edvaldo dos Santos, popularmente conhecido como perninha, pelo seu falecimento. A proposta é do vereador Guttenberg Breda.