26 de Novembro de 2018
Para rememorar as tradições do dia 20 de novembro, dia da Consciência Negra, a Câmara de Vereadores de Coruripe levou para o auditório da Casa Djalma Barros Siqueirao grupo de Meninos do Projeto de Capoeira, do Distrito de Botafogo.
O grupo fez uma roda de capoeira no auditório. “Temos que valorizar e incentivar as práticas culturais do município, uma vez que aliados, esporte e cultura, ajudam no desenvolvimento de crianças e jovens, além de mantê-los afastados de situações de vulnerabilidade”, destaca o presidente Mesaque Padilha.
Surgido em fins do século XVI no Quilombo dos Palmares (Serra da Barriga, na cidade de União dos Palmares),a capoeira ou a capoeiragem é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular, dança e música.
Uma característica que distingue a capoeira da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade. Praticantes desta arte marcial brasileira aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar.