Sessão aprova Projetos de Lei do Legislativo e Indicações para Coruripe

10 de Agosto de 2022

Vereadores realizaram, nesta quarta-feira, dia 10 de agosto de 2022, Sessão Ordinária, com a aprovação, em primeira votação e após emissão de pareceres das Comissões, de dois projetos de Lei do Legislativo, além de discutir e aprovar cinco Indicações para a realização de benfeitorias no município.

Entre os Projetos de Lei do Legislativo aprovados, o que institui a Política Municipal de Prevenção ao Abandono e a Evasão Escolar, de Franciney Joaquim e o que autoriza a passagem de pessoas em terreno particular para acesso do público as praias do município, de autoria de Ailton Lessa.

O último PL do Legislativo recebeu emenda modificativa, propondo que o município indenize, se for o caso, os proprietários das áreas privadas a que trata o PL.

Entre as Indicações apresentadas, discutidas e aprovadas, a que pede, em caráter de urgência, a revitalização geral dos Conjuntos Habitacionais Manoel Lessa e Luiz Simões, de autoria de Mesaque Padilha. Franciney Joaquim apresentou e teve aprovação na Indicação em que solicita a manutenção, revisão e reforma da caixa d’água do Povoado Romeiro.

José Juarez apresentou e teve aprovação na solicitação em que pede a revitalização das quadras dos Distritos de Botafogo, Santa Terezinha e Bonsucesso. O vereador mostrou fotos dos locais, que estão insalubres e oferecem riscos as crianças e jovens que usam os espaços para lazer e práticas esportivas.

Roberta Beltrão apresentou duas Indicações: na primeira, a vereadora pede a pavimentação da Rua Luiz de Melo Simões. Na segunda, a construção de dois quebra-molas, o primeiro na Rua São Sebastião e o segundo na Rua Luiz Lima Beltrão, no Distrito de Barreiras. Ambas foram aprovadas.

Professores cobram precatórios

Uma comissão de profissionais da educação esteve presente na Sessão. Os profissionais estão na expectativa para votação e aprovação dos precatórios da categoria. O vereador Edinaldo Morais destacou que a Câmara aguarda o envio da matéria do Executivo para a tramitação na Casa. Outros vereadores destacaram que a pauta será aprovada imediatamente a chegada do PL na Câmara.

Mesaque Padilha apresentou ofício solicitando a aplicação do PL2564/2020, que instituiu o piso salarial nacional da enfermagem, para a categoria no município de Coruripe. O vereador Franciney Joaquim soma assinatura ao documento entregue por Padilha e pediu que o documento, que será entregue a Prefeitura, também seja enviado as empresas privadas de saúde da cidade.

Reunião com a Equatorial

Antes da Sessão, vereadores estiveram reunidos com representantes da Equatorial, empresa fornecedora de energia elétrica, e com a equipe da prefeitura, para tratar sobre a precariedade na rede do município. Os vereadores apresentaram um relatório da situação da cidade e de cada povoado.

Foram apresentados os problemas relacionados aos incêndios nas redes de alta tensão devido a moagem da cana de açúcar, a oscilação de energia, perdas de equipamentos e estoques, além de apresentado o pedido de troca de postes convencionais por postes de fibra, mais resistente a maresia, poda de árvores encostadas na rede elétrica, a extensão de rede pelo crescimento da cidade, entre outros.