Segurança, trânsito e barragens de coruripe entram na pauta da 82ª Sessão Legislativa

20 de Março de 2019

Parlamentares abriram à sessão desta quarta-feira (20), cobrando do Poder Executivo a implantação da Guarda Municipal no município. O pedido foi feito pelo presidente da Câmara, Mesaque Padilha. De acordo com Padilha, a cidade precisa de investimentos na área de segurança. “É preciso cobrar também do governo do Estado à construção de um Centro Integrado de Segurança Pública [CISP] em Coruripe, uma promessa antiga à população durante a visita do governador Renan Filho”, destacou.

Outro assunto no plenário foi à necessidade da presença da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito [SMTT] na porta das escolas do município. De acordo com os parlamentares, o fluxo de veículos em horários de pico é muito grande e atrapalha o trânsito.

O condicionamento das barragens em Coruripe também foi tema abordado na Sessão. De acordo com a vereadora Roberta Beltrão, a discussão sobre o tema foi acordada após a tragédia em Brumadinho. O coordenador da Defesa Civil, Ricardo Pacheco, foi convocado para falar sobre o condicionamento das barragens no município. De acordo com Pacheco, não há riscos de acontecer um fato semelhante as tragédias de Brumadinho e Mariana em Minas Gerais. O coordenador também apresentou um relatório de inspeção feito pelo Ministério Público.

Após as discussões, os vereadores apresentaram os projetos de leis, pareceres e indicações. O primeiro foi o parecer do Projeto de Lei do Poder Executivo Nº 01/2019, que “altera dispositivos da Lei Nº 1.266 de 04 de dezembro de 2013. (2ª VOTAÇÃO).xxx A vereadora Roberta Beltrão também apresentou o Projeto de Decreto Legislativo Nº 02/2019, “outorgando o título de cidadã coruripense à Drª Hylza Paiva Torres de Castro, procuradora da cidade. A vereadora apresentou também o Projeto de Decreto Legislativo Nº 03/2019, “outorgando a comenda Comendador Tércio Wanderley ao Sr. Dom Valério Brêda.

O vereador Wagnney Vasconcelos apresentou o Parecer de Lei Nº 04/2019, que “denomina o ginásio de esportes no Distrito de Pontal de Coruripe de Edjósimo Bernardo dos Santos (Dinho). O parlamentar ainda apresentou o Parecer do Projeto de Lei Nº 05/2019, que “dá nome de Orlean Ramos da Silva à quadra poliesportiva no conjunto Manoel Lessa, no bairro Comendador Tércio Wanderley. (1ª VOTAÇÃO).

O vereador José Sebastião do Santos, apresentou o Projeto de Lei Nº 06/2019, que “denomina as ruas do loteamento Alfredo Onofre, localizado no Distrito de Botafogo.

O vereador Mesaque Padilha apresentou o Projeto de Lei Nº 07/2019, que “denomina a creche da rede de ensino municipal de Laura de Souza Santos, localizada na rua Jackson Lima Castro, no conjunto Deputado Nelson Costa.

Edinaldo Morais apresentou a indicação Nº 03/2019, “solicitando que seja feito um ciclo de palestras nas repartições públicas sobre o tema: Violência Doméstica”.

Entre os últimos atos, o vereador Newton Filho apresentou a casa o Projeto de Decreto Legislativo Nº04/2019, “outorgando o titulo de cidadão coruripense ao Sr. Amaro Ednaldo.