Saneamento básico é tema de debate na Câmara; vereadores pedem providências

10 de Novembro de 2022

Vereadores aprovaram, na Sessão Ordinária realizada na quarta-feira, 9 de novembro de 2022, a proposta de Projeto de Lei do Executivo que autoriza o município a doar galpão para instalação de novas estruturas de produção da Cooperativa Pindorama, através de convênio firmado entre com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – Codevasf.

A aprovação veio após a emissão dos pareceres das Comissões da Casa Legislativa.

Nas pautas da Casa, Franciney Joaquim apresentou e aprovou Indicação em que solicita a realização de estudo para implantação de bueiros nos córregos e esgotos da Rua Antônio Gonçalo, no bairro Gonçalo Argolo. O vereador apresentou uma segunda Indicação, na qual pede a limpeza periódica de todos os córregos, bueiros e canais do município.

Guttenberg Breda apresentou e aprovou duas Indicações. Na primeira, o vereador pede a reforma das canaletas, grelhas e bocas de lobo que ligam o loteamento Lula Beltrão a Rua São José. Na segunda, Breda pede reforço na Indicação apresentada pelo colega Maurício, para a construção de escadarias de acesso ao Conjunto Roberto Biana e a creche Alexandre dos Santos Oliveira.

Mesaque Padilha apresentou duas Indicações. Na primeira, o vereador solicita a recuperação e restauração da Rua Nilo Peçanha, na comunidade de Pindorama. O vereador pediu, na segunda Indicação, a reestruturação do serviço de saneamento básico do município. Ambas foram aprovadas.

A temática do saneamento foi discutida entre os vereadores, que devem convocar o secretário de Infraestrutura para saber quais as medidas para tratar da situação. Os vereadores destacaram que, seja no período de chuvas ou no verão, a população tem sentido os efeitos da falta do serviço.

Edinaldo Morais apresentou Pedido de Providência em que solicita a disponibilização de vale-refeição para os motoristas e técnicos em enfermagem que trabalham nas ambulâncias do município. A proposta foi aprovada.

Ivan Faustino apresentou Pedido de Providência reforçando Indicação do vereador Ródio Enéas, para que seja realizada uma ação conjunta com governo do Estado, para a implantação de uma base do Corpo de Bombeiro no município.

Aprovada ainda uma Moção de Pesar a ser enviada aos familiares de Brunno Matheus Félix Silva, adolescente de 15 aos que morreu vítima de acidente com van escolar. A proposta foi da vereadora Roberta Beltrão.