Projetos Que Beneficiam A População E O Município Entram Em Pauta Na 69ª Sessão

26 de Outubro de 2018

A 69ª sessão da Câmara Municipal de Coruripe foi realizada na última quarta-feira (24), conduzida pelo presidente da CasaMesaque Padilha, e contou com a presença de representantes do Poder Executivo (secretariado municipal) e da população, que esteve presente para acompanhar os trabalhos do Legislativo.

Entre os projetosapresentados e aprovados está o parecer (Nº 021/2018), do Executivo, que autoriza a Prefeitura de Coruripe a contratar operação de créditos com instituição financeira.Outro parecer apresentado e aprovado foi o do Projeto de Lei(Nº 022/2018), que fixa alíquota de 2% descritos no item 4.03 – hospitais clinicas, laboratórios, sanatórios, manicômios, casa de saúde, pronto socorro, ambulatórios e congêneres do anexo II da Lei 1.175/2010 do código tributário do município de Coruripe.

Mesaque Padilha apresentou o pedido de providência (Nº 035/2018), solicitando melhores condições de trabalho para os agentes de endemias do município. De acordo o presidente da Casa, somente com melhores condições de trabalho os agentes de saúde podem desempenhar melhor seu papel.

“Defender os interesses da classe trabalhadora tem sido prioridade em minha gestão como vereador e representante do povo”, destacou. O projeto foi lido e aprovado por unanimidade.

Os parlamentares também discutiram junto ao secretário do Departamento de Água e Esgoto Sanitário de Coruripe - DAESC, Adriano Nunes, o Projeto de Lei (Nº 19/2018), que dispõe sobre criação de taxas e multas administrativas para o custeio de serviços oferecidos pelo DAESC.

Outro assunto discutido durante a 69º sessão foi aprovação do Projeto de Lei (Nº 015/2018), que trata da autorização para abertura de credito especial ao orçamento de 2018.

O vereador Ródio Enéas Guimarães Gama pediu para analisar o PL e solicitou à Casa que seja realizada Audiência Pública envolvendo os vereadores e o Executivo para debater o assunto. A solicitação foi aceita pelo presidente, e a data da audiência será anunciada dentro dos próximos dias.

Ainda durante a Sessão, o vereador Manoel Vitorio Mota apresentou o pedido de providência (Nº 037/2018) que foi aprovado, solicitando que sejam tomadas as medidas relacionadas ao tráfego de veículos na área restrita aos pedestres em todas as praias do município de Coruripe. O parlamentar destacou que nos finais de semana e principalmente nos dias de feriados o fluxo é intenso e gera perigo as pessoas que circulam nas praias, principalmenteas mais visitadas.

Hugo Beltrão Nunes apresentou o pedido de providência (Nº 038/2018), solicitando da empresa Eletrobrás que sejam tomadas as medidas providenciais cabíveis concernentes a constante falta de energia no povoado Poxim. Segundo o vereador, a comunidade passou cerca de 15 dias sem energia. O pedido foi aprovado.

A sessão foi encerrada com a indicação eo pedido de convocação dos vereadores Wagnney Henrique e Ródio Enéas Guimarães Gama. Na indicação (Nº 031/2018), solicitando a perfuraçãode um poço artesiano no cemitério localizado no Distrito de Barreiras. Já o pedido de convocação feito pelo vereador Ródio Enéas foi feito a casa para dentro dos próximos dias ser convocada uma audiência pública para dar conhecimento a sociedade do que trata o Projeto de Lei (Nº 021/2018), citado anteriormente.