Projetos, Indicações e Pedidos de Providência importantes para Coruripe entram em pauta na Sessão do dia 03

03 de Novembro de 2021

Na Sessão Ordinária desta quarta-feira, 03 de novembro de 2021, vereadores aprovaram em primeira votação o Projeto de Lei de autoria de Ivan Faustino, que prevê a distribuição gratuita de materiais escolares para os estudantes do ensino infantil e fundamental do município. A votação aconteceu após a emissão dos pareceres das Comissões, que deliberaram favoráveis a proposta.

O PL foi bastante elogiado pelos demais vereadores. a iniciativa do parlamentar leva em conta desde as condições econômicas das famílias, a padronização e a qualidade dos materiais escolares para todos os estudantes do município.

As Comissões receberam a Proposta do Projeto de Lei que cria o Dia do Rio Adriana, na Lagoa do Pau. A matéria é de autoria de José Maurício.

Outra matéria enviada as Comissões para análise e emissão de parecer foi a proposta de Decreto Legislativo de autoria de Mesaque Padilha outorgando o título de Cidadão Coruripense ao Senhor Frederico Willer Silva, uma personalidade reconhecida publicamente pelos serviços prestados ao município.

Entre as Indicações apresentas na Casa, Ivan Faustino solicitou que o município faça a adesão ao Programa Saúde na Hora, estratégia do governo federal que viabiliza o custeio aos municípios para implantação do horário estendido de funcionamento das Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS). Faustino indicou ainda que o município faça o credenciamento para a implantação de Centros de Especialidades Odontológicas (CEO). As propostas foram aprovadas.

Franciney Joaquim Indicou a reforma e a manutenção do posto de saúde do Conjunto Rubens Wnaderley, situado no Conjunto Barro Preto II. O equipamento, conforme explicou o vereador, atende a todas as famílias da região e precisa de manutenção urgentemente. A proposta foi aprovada.

Joaquim apresentou e teve aprovação em uma segunda Indicação, solicitando a implantação de uma (AGC) agência comunitária dos Correios, no Distrito Miaí de Baixo. Na justificativa, o vereador destacou a dificuldade dos moradores para a retirada das correspondências e pacotes na área central, em Coruripe.

Ailton Lessa apresentou e teve aprovação na Indicação em que solicita a feitura de passagem na área correspondente à faixa de praia do território de Coruripe, que possui mais de 50km de litoral. Na Sessão anterior, o vereador denunciou que há vários trechos nas praias sendo fechados por proprietários de imóveis a beira mar.

Guttenberg Breda apresentou Indicação para que o município, através da Ação Social, realize um baile de debutantes, para meninas de baixa renda do município. O vereador defendeu que a passagem dos 15 anos representa um marco na vida das jovens. A proposta foi aprovada.

Mesaque Padilha apresentou e teve aprovação na Indicação em que pede que o município crie um auxílio financeiro de caráter emergencial para os comerciantes com estabelecimentos situados na Praça Dr. Castro Azevedo, que está em reforma. O vereador destacou que as obras têm atrapalhado as vendas e trazido prejuízos.

Roberta Beltrão apresentou Indicação solicitando a criação da Casa da Mulher no município. A vereadora destacou que o local vai viabilizar o acolhimento e o encaminhamento de denúncias de violência e abusos contra as mulheres de forma ágil e especializada, uma vez que agrega uma Delegacia de Defesa da Mulher, Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Ministério Público e Defensoria Pública. A proposta foi elogiada pelos demais vereadores e aprovada por unanimidade.

Henrique de Carvalho apresentou Pedido de Providência solicitando o retorno da emissão presencial dos títulos de eleitor no cartório do município. O vereador ressaltou que, com o arrefecimento da pandemia do coronavírus, já é possível restabelecer os serviços, uma vez que parte da população só consegue fazer o atendimento presencialmente. O Pedido foi aprovado.

Ailton Lessa e Mesaque Padilha apresentaram e tiveram aprovação no Pedido de Providência feito em conjunto solicitando a criação de pontos de ônibus para os estudantes do município e universitários moradores dos Conjuntos Habitacionais Luiz Simões, Manoel Lessa e Nelson Costa. Os vereadores ressaltaram que a solicitação passa a ser extensiva para todos os povoados de Coruripe, uma vez que os alunos precisam de um local de embarque e desembarque adequados.