Na 1º Sessão de 2021, presidente pede esforço e colaboração entre os poderes

10 de Fevereiro de 2021

A primeira Sessão Ordinária realizada pelos vereadores da Câmara de Coruripe, nesta quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021, foi marcada pela presença do presidente da Casa, Dalmo Porto Souza, dos membros eleitos da Mesa Diretora, do prefeito Marcelo Beltrão, do vice, José Enéas e do secretariado do município.

Em seu discurso, Dalmo Porto cumprimentou todos os presentes e agradeceu aos colegas pela sua condução à presidência da Casa. O vereador destacou que o clima harmonioso entre os poderes vai contribuir com o andamento dos trabalhos. Porto ressaltou que Coruripe precisa de ajuda para crescer.

“É preciso haver um ponto de equilíbrio entre Legislativo e Executivo de modo a tramitar, discutir, aprovar e conduzir projetos que tenham como foco o desenvolvimento da cidade e das famílias. Tenho uma responsabilidade grande neste cargo e devo, junto aos colegas que já tem mais mandatos, ajudar e colocar a presidência à disposição dos demais vereadores”, disse.

A única vereadora da Casa, Roberta Beltrão agradeceu os votos de confiança pela representatividade feminina no Legislativo. “Vou continuar trabalhando para colocar minhas indicações e projetos e quero muito que nosso município possa se desenvolver com gestores presentes e atuantes”, destacou.

Ródio Enéas, líder do governo na Câmara, lembrou que na gestão anterior a Câmara teve dificuldades na relação com o secretariado no que se refere a pedidos de providência, indicações e ainda a presença dos gestores nas pautas em que se requeriam explicações. “Esse relacionamento tem que ser o mais próximo possível, para ajudar a resolver os problemas do município. Ao simples acabava tomando uma complexidade desnecessária”, frisou.

Juarez Silva convidou a população para ser mais presente nas sessões. “Quando a população participa, o processo democrático fica fortalecido. Seja presencial ou pela internet, o cidadão deve fazer parte e acompanhar o trabalho do vereador”. O parlamentar colocou-se à disposição dos secretários para contribuir com as demandas da cidade.

Atuando pela primeira vez na Câmara, José Gildo de Castro direcionou sua fala destacando a necessidade do alcance de políticas públicas para as minorias e populações mais vulneráveis. “Estamos diante de uma situação difícil, mas assumimos esse compromisso e vamos cumprir. Visitei os secretários e coloquei-me à disposição para contribuir”.

O vereador Guttenberg Breda chamou a atenção para a quantidade de pessoas presentes na plenária e pediu que o Executivo empenhe esforços para estar sempre presente junto ao Legislativo. Breda já esteve a frente da secretaria de Infraestrutura do município na gestão anterior e chamou a atenção do prefeito sobre a grande demanda da pasta.

Franciney Joaquim, mais um vereador que está exercendo seu primeiro mandato, reforçou as falas de agradecimento a antiga gestão. O vereador foi secretário de esportes do município e afirmou que seu trabalho teve êxito principalmente pelo apoio da gestão municipal.

Tiles Henrique saudou a todos os colegas e agradeceu a presença do prefeito, vice e secretariado. “O trabalho é feito com dignidade, amor e dedicação. Parabéns pela escolha do secretariado, são pessoas com histórico de compromisso com a gestão”.

O vereador Ailton Lessa, veterano na Câmara, destacou que seus mandatos são do povo, de todos os cantos de Coruripe. “Podem ter certeza de que vou honrar, mais uma vez, esse compromisso”, disse.

Também reeleito, o vereador Henrique Beltrão destacou os avanços da saúde na cidade a partir do desempenho do Hospital Carvalho Beltrão, do qual é administrador. “São centenas de procedimentos que vem mudando a vida dos coruripenses e tenho orgulho em dizer que a cada dia investimos para ampliar a assistência a população”.

O prefeito, Marcelo Beltrão, agradeceu a participação na Sessão e disse que já orientou a todo o secretariado para serem acessíveis e resolutivos. “Precisamos copiar o que deu certo na gestão passada e corrigir os erros para que eles não voltem a acontecer. Que possamos fazer leis que contemplem o cidadão e legislar pelo coletivo”, afirmou.