Matérias do Executivo e dos vereadores são aprovados na sessão desta quarta, 18

18 de Março de 2020

Na sessão desta quarta-feira, 18 de março de 2020, vereadores aprovaram em primeira votação o Projeto de Lei nº 001/2020, que realinha salário base dos ocupantes do cargo de agente de trânsito, lotados na secretaria municipal de trânsito, transporte e suprimentos.
Foi aprovado em primeira votação o Projeto de Lei nº 02/2020, que revisa os salários dos servidores efetivos da rede pública municipal de ensino do município de Coruripe.
A terceira aprovação de matérias do Poder Executivo foi o Projeto de Lei nº 003/2020, que autoriza a doação de um terreno do patrimônio da prefeitura de Coruripe, localizado no Loteamento Rubens Wanderley, no Bairro Comendador Tércio Wanderley.
Durante a sessão, vereadores comentaram sobre o surto de covid-19 (coronavírus) que tem se espalhado rapidamente no país. O presidente da Câmara, Mesaque Padilha, ressaltou que é preciso cautela da população para evitar uma onda de pânico, situação que pode desestabilizar serviços públicos, o comércio e o turismo do município.
O vereador Edinaldo Morais falou sobre a mobilização do poder público municipal para controlar o avanço do covid-19 em Coruripe. Presente na sessão, o vereador Henrique Beltrão informou que até o momento não há casos suspeitos da doença registrados no município e pediu que a população respeite as medidas impostas para evitar a contaminação.
Entre as matérias apresentadas pelos vereadores foi aprovado o Projeto de Lei nº 01/2020, de autoria do vereador Edinaldo Morais que denomina de Larri Rodrigues de Aroeira à Rua Projetada 01, localizada no Bairro Comendador Tércio Wanderley.
Morais teve ainda a aprovação do seu Projeto de Decreto para entregar a Comenda Waldemar Barreto da Rocha a família de João Beltrão Siqueira, em homenagem póstuma ao político que foi prefeito de Coruripe e deputado estadual.
Recebeu a primeira votação favorável, o Projeto de Decreto Legislativo nº 01/2020, que cria a Comenda João Beltrão Siqueira, destinada a homenagear os ex-políticos do município. A matéria é de autoria do presidente da Casa, vereador Mesaque Padilha.
O presidente teve ainda o Projeto de Resolução autorizando o Legislativo a contribuir mensalmente com a União dos Vereadores de Alagoas – UVEAL aprovado na sessão.
Quatro matérias seguiram para análise e parecer da Comissão de Justiça e Redação da Câmara. Todas relacionadas a denominações para ruas novas situadas no povoado Bonsucesso. O vereador Dalmo Porto, denomina a primeira rua de José Manoel dos Santos. O vereador Elieser de Freitas, denomina de José Manoel da Silva, a segunda rua do local. O vereador Sebastião dos Santos denomina de Antônio Saturnino Siqueira a terceira rua e o vereador José Juarez de Lima, denomina de Eulália Maria de França a quarta rua do local.
O vereador Hugo Beltrão apresentou Indicação requerendo reforço ao Pedido de Providência apresentado pelo presidente, Mesaque Padilha, para a criação de um centro de zoonoses no município. A pauta foi aprovada pelos vereadores.
O vereador Dalmo Porto teve aprovação na Indicação para a construção de uma quadra poliesportiva que ficará situada na Rua da Destilaria, no Distrito de Pindorama.