Maioria pede o retorno do ensino presencial na rede municipal de Coruripe e apresentam outras pautas em Sessão

31 de Março de 2021

Entre as demandas do Legislativo apresentadas, discutidas e aprovadas na Sessão Ordinária desta quarta-feira, 31 de março de 2021, Juarez de Lima, Dalmo Porto, Gildo Dy Castro e Tiles Henrique apresentaram e tiveram aprovação na Indicação que seja pavimentada a ladeira da quadra “S” e o complemento que liga a quadra S com a Rua Princesa Isabel, bem como a Ladeira do Monte Feliz, com o acesso à Escola Municipal de Educação Básica Maria Rocha.

A área precisa de atenção e estruturação, considerando que há um grande fluxo de estudantes, professores e funcionários da Escola a pé e o apelo da população pela atenção da Prefeitura no local.

Os vereadores apresentaram uma Indicação coletiva para que seja considerada como essencial o retorno das aulas presenciais da rede pública municipal, seguindo todos os protocolos sanitários. Na justificativa apresentada, está a garantia da segurança alimentar, proteção social, socialização e saúde mental, integridade e inclusão física e intelectual de crianças e jovens do município.

Gildo Dy Castro apresentou e teve aprovação em Indicação que pede a contratação da Casa de Apoio em Coruripe para acolher pacientes e acompanhantes que irão ao Hospital Carvalho Beltrão e outras unidades de saúde do município para realização de exames e procedimentos cirúrgicos.

O vereador pediu ainda, através de outra Indicação, que sejam realizadas ações necessárias para controle do coronavírus, como a colocação de pias para higienização das mãos e a desinfecção e higienização de locais como Centro, repartições públicas, bancos, loterias, entre outros locais, considerando o aumento nos casos de infecção e reinfecção no município, além da preocupação com o colapso nos serviços de saúde.

Ivan Faustino, Gildo Dy Castro e Ricardo Beltrão apresentaram Indicação para a Implantação do Programa “Amigo do Saber” Na rede pública de ensino do Município de Coruripe. A proposta é criar um programa para suplementar a assistência aos alunos e seus familiares neste período de pandemia, promovendo a assistência aos alunos e familiares, acompanhando a execução das atividades e monitorando a participação dos estudantes no período escolar, de modo a garantir a execução do calendário letivo.

Ailton Luiz apresentou Indicação em que pede a pavimentação da Rua Alonso Almeida, no Bairro Vassouras. A demanda, segundo o vereador, leva em conta um apelo da população que sofre de inverno a verão, com lama e poeira. A proposta foi aprovada.

Guttenberg Breda apresentou a Indicação que pede a revitalização de todas as escadarias do município, a exemplo da existente na Rua João de Castro Gama (Rego), que dá acesso a parte alta da cidade, além das escadarias do Distrito de Pindorama. A proposta é reestruturar os equipamentos e promover segurança no deslocamento e acesso as residências, especialmente no período do inverno.

O vereador apresentou ainda Indicação em que propõe a mudança do parque de iluminação pública com a colocação de lâmpadas de LED, tornando o serviço mais inteligente, eficiente e econômico. As propostas foram aprovadas.

O 1º secretário da Casa, Edinaldo Morais, apresentou Indicação para a pavimentação da Rua Professora Marilene de Melo, Situada no Bairro Alto do Cruzeiro. O vereador explicou que as dificuldades da comunidade incluem o grande volume de poeira no verão e poças de lama no inverno, entre outras dificuldades enfrentadas pelas famílias do local. A proposta foi aprovada.

Maurício dos Santos conseguiu aprovação na Indicação para que sejam construídas barracas padronizadas na Praça da Bíblia, no Bairro Comendador Tercio Wanderley. A proposta visa contribuir com a geração de emprego e renda da cidade e o ordenamento dos comerciantes no local.

Mesaque Padilha apresentou Indicação em que pede o recapeamento das ruas dos Conjuntos Manoel Lessa e Luiz Simões, considerando que os locais estão em precárias condições de acesso, o que vem trazendo prejuízos a população.

Franciney Joaquim apresentou Indicação para que os professores da rede municipal sejam prioritariamente imunizados contra o coronavírus. O vereador destacou que a categoria é essencial para a manutenção da democracia e acesso ao conhecimento e precisa ser priorizada no atendimento, para que as aulas presenciais possam ser retomadas. A proposta foi aprovada.

Maurício dos Santos e Edinaldo Morais apresentaram Pedido de Providência solicitando que sejam resolvidos os problemas com acúmulo de água pluviais e de esgoto nas vias Luiz Lima Beltrão, Alameda João Herculano de Souza e no estacionamento da Praça da Bíblia. Além dos transtornos para quem caminha ou tem estabelecimentos nos locais. A proposta foi aprovada.

Roberta Beltrão apresentou duas Indicações: a primeira pede que sejam organizadas e revitalizadas as Orla dos Miaís, da Lagoa do Pau, do Pontal e do Cais. A vereadora pediu que o Executivo faça adaptação de uma quadra poliesportiva para a prática de tênis do município de Coruripe. As propostas foram aprovadas.