Legislativo encaminha demandas para Comissões e aprova Indicações em Sessão Ordinária

16 de Agosto de 2023

Vereadores da Câmara de Coruripe encaminharam as Comissões para análise e emissão de parecer seis propostas de Projeto de Lei de autoria do Executivo que versam sobre a transposição de créditos ao Orçamento do Município; autoriza a abertura de crédito especial no valor de R$10.677,149,00 (dez milhões seiscentos e setenta e sete mil cento e quarenta e nove reais) ao orçamento vigente; altera o anexo de metas administrativas da LOA de 2023; altera anexos sobre o PPA para o quadriênio 2022-2025; altera metas administrativas sobre a LOA de 2024 e, por último, proposta que altera o quadro de cargos em comissão da administração pública.

Nas pautas do Legislativo, entrou para análise e emissão de pareceres das Comissões a proposta de Projeto de Decreto Legislativo que declara de utilidade pública a Associação dos Moradores Independentes do Povoado Bom Sucesso (ASMIB), matéria de autoria do presidente, Dalmo Porto e do colega Juarez de Lima.

As Comissões aprovaram a proposta de Projeto de Decreto Legislativo que outorga o título de Cidadão Coruripense a Adalberon Bezerra Cavalcante, por sua contribuição para o desenvolvimento do município. A matéria é de autoria de Juarez de Lima. Na mesma Sessão, o vereador apresentou e teve aprovação em Indicação que pede a revitalização do campo de futebol do Distrito Santa Terezinha.

Entre as matérias do dia apresentadas, foi aprovada a Indicação de autoria de Franciney Joaquim que solicita a criação do Dia Municipal da Consciência Evangélica. A proposta, conforme defendeu o autor, visa valorizar os cristãos evangélicos do município, além de impulsionar ações de promoção para eventos no município.

Aprovada Indicação que solicita a revitalização do campo de futebol do Povoado Conceição, proposta dos vereadores Roberta Beltrão e Juarez de Lima. Os parlamentares alegaram que o local precisa de melhorias urgentes para proporcionar mais conforto e estrutura para a comunidade que tem no espaço um importante equipamento social.

Wagnney Vasconcelos apresentou Indicação solicitando a construção de unidade básica de saúde no Distrito de Lagoa do Pau. O vareador defendeu que as famílias do local carecem do equipamento, imprescindível para a promoção da saúde dos coruripenses. A proposta foi aprovada. Vasconcelos ainda teve aprovação na Moção de Pesar enviada aos familiares de Marcos André da Silva Vilela.

Aprovada a Indicação de autoria de Ródio Enéas que pede a construção de um campo de futebol nas proximidades do mercado público da área central do município. A proposta completa Indicação apresentada pelo colega Hugo Beltrão.

Enéas apresentou e teve aprovação na Indicação em que solicita a elaboração de cronograma de eventos culturais com a participação de artistas locais, com a realização dos eventos nas praças da região central da cidade e nos foodparks dos povoados Barreiras e Pontal.

José Maurício apresentou Indicação solicitando a isenção de taxa de alvará de construção para as famílias de baixa renda do município. O vereador explicou que a tarifa é pesada para as pessoas que tem pouco rendimento financeiro. A proposta foi aprovada.

O presidente, Dalmo Porto, apresentou e teve aprovação na Indicação em que solicita a construção de uma sede e de vestiários, além da instalação de refletores e alambrados no campo de futebol do povoado Bonsucesso. O vereador explicou que o local é um equipamento importante para o uso da comunidade e que precisa de melhorias.

Gildo de Castro apresentou Indicação em que solicita o pagamento de 13º salário dos beneficiários do Cartão Cidadão, como proposta para incremento de renda para as famílias mais carentes. O presidente elogiou a iniciativa e parabenizou o colega. A proposta foi aprovada.

Guttenberg Breda apresentou e teve aprovação na Indicação em que solicita que o Executivo, através do Governo do Estado, construa uma rotatória a ser construída no trevo do hospital Carvalho Beltrão, na entrada da cidade.

Hugo Beltrão apresentou e teve aprovação na Indicação em que solicita a criação da Secretaria da Mulher, equipamento público de apoio e fomento de ações para proteção do público feminino.