Indicações em infraestrutura e Dia do Professor marcam 30ª Sessão na Câmara

13 de Outubro de 2021

Na 30ª Sessão Ordinária, desta quarta-feira, 13 de outubro de 2021, vereadores apresentaram Indicações visando principalmente melhorias na infraestrutura do município. Ródio Enéas solicitou a construção de um ponto para mototáxis no mercado público João Beltrão, no Centro. Ele sugeriu que o local seja no trevo em frente ao prédio principal, que está com espaço ocioso.

O vereador solicitou ainda a doação de carrinhos de mão para os trabalhadores cadastrados no mesmo mercado público cujos equipamentos estejam danificados, velhos ou quebrados. Ambas foram aprovadas.

Franciney Joaquim apresentou e teve aprovação na Indicação para a criação do Dia do Cadeirante. Ele pede que a data seja celebrada sempre no primeiro domingo de dezembro. O vereador informou que esse ano será marcado com um encontro recreativo que pretende mobilizar as famílias no município. A proposta foi elogiada pelos colegas, como Gutenberg Breda, que apoiou a iniciativa.

Guttenberg Breda propôs a instalação de novos pontos de ônibus, além das reformas e manutenção dos espaços já existentes no município. o vereador destacou que há terminais que estão em condições precárias e deixam estudantes e demais usuários expostos. A proposta foi aprovada.

Em solicitações verbais, Roberta Beltrão pediu que a Câmara envie ofício a Secretaria de Transportes da Prefeitura para disponibilizar transporte e levar os candidatos que vão prestar concurso público nos municípios de Maceió e Arapiraca.

A vereadora pediu ainda a adaptação das calçadas de toda a região do Centro, reforçando as políticas de apoio a pessoa com deficiência, além da instalação na Faixa de pedestres no Alto do Cruzeiro, na Rodovia Gutemberg Breda Neto, em frente às Igrejas Congregação Cristã e Assembleia de Deus.

Mesaque Padilha apresentou e teve aprovação na Indicação em que pede que o município organize e disponibilize cursos de formação em noções básicas de primeiros socorros aos professores e todos os funcionários da educação que atuam nas redes pública e privada, tanto de ensino quanto de recreação infantil.

O dia 15 de outubro, Dia do Professor, também foi tema na Sessão. Além de parabenizar os professores do município, os vereadores pediram o retorno total das aulas no município. Ailton Lessa denunciou que há escolas que estão sucateadas, o que torna impossível á volta as aulas. Ele pediu ajuda dos colegas para fazer uma vistoria com a equipe da secretaria de Educação para verificar a Escola Liege Gomes, que está destruída.

O presidente, Dalmo Porto, pediu que o presidente da Comissão da Educação, Gildo Castro, informou que vai acompanhar o colega.

Lessa questionou a secretaria de saúde sobre as condições do mini posto de saúde da Lagoa do Pau. O prédio está com aluguel atrasado há seis meses e foi denunciado ao vereador pelo proprietário do imóvel.