Implantação de sistema de videomonitoramento é tema da 77ª Sessão

27 de Fevereiro de 2019

A segurança do município foi ponto de pauta na sessão da última quarta-feira (27), que contou com a participação da promotora do município, Hylza Paiva. Na oportunidade, Paiva defendeu a importância da implantação do sistema de videomonitoramento na cidade a fim de monitorar o fluxo de veículos e pessoas em diversos locais, além de fiscalizar o trânsito e monitorar grandes eventos e manifestações públicas.

A promotora destacou o a eficiência do sistema em elucidar crimes e citou o caso Jaciara Nicácio dos Santos, morta pelo ex-marido em 2017. O corpo da mulher foi encontrado na Lagoa do Pau dias após o crime. Se houvesse o monitoramento por câmeras, o caso teria sido resolvido rapidamente.

O presidente da Casa, Mesaque Padilha, propôs que o tema seja pauta para a realização de audiência pública na Câmara. O presidente informou que há dois anos solicita ao Poder Executivo a implantação do sistema na cidade. Padilha parabenizou a promotora pelo debate no tema e ressaltou o apoio para reforçar a cobrança junto a gestão municipal.

“Cabe ao Executivo avaliar suas condições para instalar o videomonitoramento na cidade, mas reforçamos a importância da colocação desse sistema para o coibir a violência, seja no trânsito, ou nas ruas. O Legislativo, assim como a Justiça apoia e defende essa iniciativa, por entender que precisamos proteger nossos cidadãos”, destacou.