Gratificação para enfretamento da COVID-19, distribuição de sementes e demais demandas dos Legislativo são pauta na Sessão

28 de Abril de 2021

Ascom Câmara Municipal de Coruripe

Na 10ª sessão Ordinária realizada nesta quarta-feira, dia 28 de abril de 2021, vereadores encaminharam para as Comissões de Justiça e Redação e Finança e Orçamento a proposta de Projeto de Lei do Executivo que cria a gratificação extraordinária para os profissionais de saúde que estão na linha de forma direta e indireta de frente no combate a COVID-19 no município de Coruripe. As matérias entram em regime de urgência após a aprovação dos vereadores e devem ir para votação na próxima semana.

A segunda proposta de PL autoriza a doação de sementes aos agricultores familiares de pequeno porte. A doação leva em conta alguns critérios, incluindo a renda, quantidade de pessoas da família trabalhando na terra e a realização do cadastro e verificação dos requisitos junto a secretaria de Agricultura do município.

Entre as pautas do Legislativo, Mesaque Padilha apresentou proposta de Projeto de Lei para a denominação de Praça da Bíblia, a praça pública situada no bairro Comendador Tércio Wanderley, as margens da rodovia AL 101 Sul. Na defesa do PL, o vereador propõe que sejam realizadas apenas atividades religiosas e infantis, proibida a comercialização de bebidas alcoólicas no local e que seja construído um monumento alusivo ao livro sagrado dos cristãos.

Roberta Beltrão apresentou duas Indicações, a que cobra a pavimentação e o saneamento básico na Rua São José, no distrito de Barreiros e a que pede a revitalização da Praça Mãe Rainha, situada ao lado da Igreja católica Matriz do município. De acordo com a vereadora, o acúmulo de águas servidas nas residências tem causado diversos problemas de saúde na população. Sobre a revitalização, Roberta destacou que a praça precisa de melhor iluminação, limpeza e poda das árvores. As propostas foram aprovadas.

Franciney Joaquim apresentou e teve aprovação em duas Indicações. A primeira cobra a revitalização e a manutenção do campo de futebol do Pontal de Coruripe, importante equipamento tradicional para a prática de atividades físicas e esportes para os moradores da região. A segunda Indicação do vereador cobra a realização de cursos de primeiros socorros para professores de educação física em todas as escolas a rede de ensino e a distribuição de kits para os primeiros atendimentos aos alunos.

Joaquim pediu que a Câmara envie ofício pedindo a autorização para a abertura dos equipamentos públicos, a exemplo de praças, quadras e campos de futebol, considerando a flexibilização das medidas sanitárias por parte do governo do estado.

Edinaldo Morais apresentou duas Indicações: a que pede que sejam adotadas medidas para a oferta de vagas de estágio nos órgãos da Prefeitura que possuam oportunidade para aproveitamento de estudantes de cursos técnicos e a recuperação das galerias fluviais da Rua conhecida como “Rua do Infinito”, situada no Alto do Cruzeiro, pedido feito na legislatura anterior e que até o momento não foi atendida. As propostas foram aprovadas e elogiadas pelos vereadores na Sessão.

Gildo de Castro apresentou duas Indicações. A primeira pede a disponibilização de transportes escolares para o traslado dos alunos dos povoados Baixo e Alto Piauí, Conceição e Mangabeira para a cidade de Arapiraca, considerando a proximidade e a grande demanda de jovens que estudam cursos preparatórios, faculdades e cursos técnicos no município do Agreste. O presidente, Dalmo Porto, elogiou a proposta e destacou que a demanda da população tem sido pauta de reuniões entre os vereadores e as comunidades. A segunda pede a reforma dos banheiros públicos no Distrito de Pindorama. As propostas foram aprovadas por unanimidade.

Henrique Beltrão apresentou Indicação verbal para que seja realizado o saneamento básico no Pontal de Coruripe. O vereador destacou que a região é o cartão postal do município e que é a porta de entrada dos turistas na cidade e merece atenção especial.

Rebaixamento do Coruripe é assunto em Sessão

Durante a Sessão, os vereadores lamentaram o rebaixamento do time de futebol Coruripe nesse domingo (25), após o Jaciobá vencer o CEO e abrir cinco pontos em relação ao Z-2. Com apenas uma partida para jogar, o Alviverde não consegue mais sair da zona de corte, mesmo vencendo o Aliança na última rodada.

Franciney Joaquim destacou que o time emprega 60 empregos diretos e diversos indiretos, além de representar o esporte em todo o país. Alguns vereadores, a exemplo de Edinaldo Morais e José Juarez, já integraram cargos na diretoria do Coruripe. Os vereadores destacaram que o Legislativo sempre esteve à disposição para buscar alternativas para recuperar o Alviverde.

Hoje o Coruripe tem quatro pontos, frutos de uma vitória, um empate e cinco derrotas. Por conta de a temporada 2020 não ter tido rebaixados, em 2021 dois clubes sofreram com a maior dor do futebol.