Executivo entra com pedido de urgência em PLs e vereadores aprovam pautas diversas

04 de Maio de 2022

Na Sessão Ordinária do dia 04 de maio de 2022, vereadores deram posse ao novo membro do Legislativo, Wagney Vasconcelos (Laranjinha), suplente que ocupa o lugar de Tiles Henrique, que assumiu a gestão da Secretaria de Indústria e Comércio, na Prefeitura de Coruripe. A posse foi dada por Roberta Beltrão e Maurício da Farmácia e após o juramento, o vereador iniciou os trabalhos na Câmara.

Após aprovar o pedido de urgência para receber dois projetos do Executivo, vereadores encaminharam as Comissões as matérias que tratam da extinção de cargos públicos no quadro do município e segundo, que modifica a estrutura organizacional de cargos em comissão do Executivo.

Recebeu a primeira votação favorável, os PLs 04 e 17/2022 de autoria de Ivan Faustino, que cria o programa “IPTU Premiado” e prevê a entrega de prêmios em Coruripe, e que implanta o "Programa Educacional para a Prática de Educação Física para Estudantes com Deficiência”. Aprovado também o PL13/2022, de autoria de Franciney Joaquim, que determina que os agressores que cometerem o crime de maus tratos arquem com as despesas do tratamento do animal agredido.

Aprovado ainda o Projeto de Decreto Legislativo que outorga o título de Cidadão Honorário ao empresário mineiro Deivison Pedroza. A matéria é de autoria de Ródio Enéas.

Encaminhado as Comissões a proposta de PL 18/2022 que cria a campanha permanente de orientação, prevenção e conscientização, transtorno de ansiedade e síndrome do pânico, de autoria de Guttenberg Breda.

A terceira proposta, o PL19/2022, de autoria de Franciney Joaquim, trata de ações para organizar o descarte de óleo de cozinha, também recebeu primeira votação favorável. O vereador apresentou Indicação em que pede que sejam feitas ações esportivas nos bairros e povoados com maior vulnerabilidade social.

Mesaque Padilha apresentou e teve aprovação em Indicação em que pede a pavimentação das ruas São Francisco de Assis e Frei Leonardo Lessa, localizadas no Bairro Tércio Wanderley, próximas a escola estadual Deputado João Beltrão.

Guttenberg Breda apresentou Indicação solicitando a contratação de médicos psiquiatras para o atendimento a população nas unidades de saúde. A proposta foi aprovada.

Entre os Pedidos de Providência, Ródio Enéas solicitou que sejam corrigidos os diversos problemas na estrutura física do posto de saúde do Povoado Mangabeira, no Distrito de Pindorama. A proposta foi aprovada.

José Maurício apresentou Pedido para que seja construída uma escadaria de acesso ao Conjunto Habitacional Roberto Biana (arco- íris), como reforço de pedidos anteriores. A proposta foi aprovada.