Estragos causados pelas chuvas e ações para apoiar as famílias são debatidos em Sessão

01 de Junho de 2022

Na Sessão do dia 01 de junho de 2022, vereadores discutiram os estragos causados pelas fortes chuvas que caíram no município nos últimos dias, deixando centenas de famílias desalojadas, muitos estragos na cidade e na região.

Os vereadores destacaram a solidariedade no apoio da população junto as famílias que ficaram desabrigadas, assim como o trabalho da prefeitura em organizar os abrigos e fornecer todos os insumos necessários para prestar assistência as vítimas das chuvas.

O Legislativo tem atuado junto ao Executivo no apoio as famílias. Desde o início dos temporais, os vereadores formaram uma força tarefa para ajudar em ações de logística, acomodação, fornecimento de alimentação, itens de higiene, atendimentos de saúde para os desabrigados, entre outras ações.

O presidente, Dalmo Porto, destacou o empenho de toda a população para ajudar a socorrer as pessoas. “É um problema nosso e nós estamos unidos para resolver. Parabenizo a todos que estão estendendo as mãos e sendo solidários nesse momento tão delicado. Cada um, da sua maneira, está fazendo sua parte e está fazendo bonito. Servir ao próximo é uma dádiva de Deus”, disse.

Nas pautas da Casa, foi encaminhada as Comissões a proposta de Projeto de Lei do Legislativo que dispõe sobre a proibição de contratação de condenados pela Lei Federal Nº 11.304/06 – Lei Maria da Penha e Lei federal Nº 13.104/2015 – Lei do Feminicídio, por parte do poder público municipal, bem como impede nomeação em cargos públicos.

Franciney Joaquim apresentou duas Indicações. Na primeira, o vereador pede que a Prefeitura divulgue nas rádios e redes sociais o número de contato para denúncias de maus tratos contra os animais.

Na segunda, Joaquim solicita que as secretarias de Infraestrutura e de Indústria e Comércio façam a padronização das barracas localizadas na Praça da Bíblia. O pedido reforça Indicação do vereador José Maurício dos Santos.

Henrique Carvalho apresentou Pedido de Providência solicitando que o Executivo viabilize, junto ao governo do estado, a realização de operação tapa buracos na AL 101 Sul, no trecho entre a Praia do Gunga e Penedo. O vereador destacou que, em virtude das chuvas, os danos estão ainda maiores.

O vereador José Juarez falou sobre os trabalhos para ajudar as famílias vítimas das chuvas. Ailton Luiz cobrou o andamento dos Projetos dos vereadores que tramitam na Casa.

Roberta Beltrão solicitou Indicação verbal para que sejam feitas com mais regularidade as limpezas dos bueiros e a colocação de contêineres em pontos estratégicos da cidade. A vereadora destacou que o povoado Miaí de Baixo está sendo afetado pelas constantes quedas de energia, situação que tem causado prejuízos as famílias residentes no local, que teve queda de postes.

No Miaí de Cima, a comunidade está sofrendo com a falta de água, uma vez que o poço foi afetado com a queda de uma barreira. Roberta afirmou que o secretário Marcos Beltrão afirmou que o serviço será restabelecido ainda nesta quarta.

Ao final da Sessão, os vereadores fizeram 1 minuto de silêncio pela morte de Antônio, a única vítima fatal das chuvas no município. A homenagem foi estendida a todas as vítimas no Nordeste.