Criação de Acervo Municipal no Memorial Coruripense é discutido em Sessão Ordinária

05 de Junho de 2019

O vereador Ailton Luiz abriu os trabalhos legislativos desta quarta (05), com a apresentação dos projetos de Lei, indicações e pareceres que tramitam na Casa. O primeiro parecer trata do Projeto de Lei do Poder Executivo Nº 08/2019 que “dispõe sobre a revisão salarial dos servidores efetivos da rede pública municipal de ensino do município de Coruripe, dando outras providências”. A matéria foi aprovada em segunda votação.

Outro parecer emitido pela Comissão de Redação Final e aprovado em primeira votação refere-se ao Projeto de Lei Nº 03/2019 do Poder Executivo que autoriza a abertura de crédito especial no valor total de cem mil reais, destinado ao atendimento da modernização do espaço cultural Maestro José Barbosa Lessa – Memorial Coruripense. A matéria teve apenas um voto contrário, do vereador Ródio Enéas.

O parlamentar mostrou-se contrário a matéria por entender que a aplicação do recurso do crédito especial, destinado para a reforma do Memorial, seria destinada a uma obra que já está iniciada.

Presente na sessão, o secretário de Infraestrutura, Guttemberg Breda, explicou que a obra questionada por Enéas foi fruto de recursos conseguidos através da Fundação Nacional dos Museus para a construção e equipamentos do espaço cultural e que o recurso especial vai ser destinado para a reforma do prédio e para a criação do arquivo morto municipal, contando com acervo que ajuda a contar a história da nossa cidade.

A Comissão também apresentou o parecer favorável ao Projeto de Lei Nº 010/2019, da vereadora Roberta Patrícia Costa Beltrão, que solicita a declaração de utilidade pública municipal a Associação de Economia Criativa e Cidadania de Coruripe. O PL aprovado em segunda votação.

A parlamentar também leu o Parecer do Projeto de Lei Nº 011/2019 que denomina a quadra poliesportiva de Antônio batista dos santos, localizada na rua conhecida como “rua da escola nossa senhora do Montserrat, povoado Miaí de baixo. A matéria foi aprovada em primeira votação.

No âmbito do poder Executivo, a Câmara apreciou e aprovou em primeira votação o PL Nº 06/2019 autorizando o Poder Executivo a contribuir mensalmente com as entidades de representação dos municípios do estado de alagoas – Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).