Cinco cuidados indispensáveis que você deve ter para se proteger do coronavírus
Os casos de contaminação pelo novo coronavírus não param de crescer, alertando para a mobilização mundial para cessar a contaminação. Em Alagoas, o governador do estado publicou um decreto mantendo estabelecimento comerciais fechados até o dia 20 de abril e escolas e faculdades até o dia 30. A expectativa é que a curva de crescimento de infecção pelo vírus pare de crescer e contaminar as pessoas.
Cinco formas de se prevenir do coronavírus
Confira e comece a praticar esses cuidados para manter o vírus longe da sua casa:
Lave as mãos;
Use máscaras de proteção adequadamente;
Verifique sua temperatura regularmente;
Evite grandes multidões;
Nunca toque seu rosto com as mãos sujas.
Pessoas gripadas ou resfriadas
No caso de pessoas com sintomas característicos de gripes ou resfriados, a prevenção também deve ser feita, porém, com algumas particularidades quanto ao que deve ser feito
Desde o dia 20 de março, o novo coronavírus é destaque em toda a imprensa mundial. A epidemia, que começou na China, já deixou mais de 74 mil pessoas infectadas no país, além de milhares de pessoas.
A preocupação se espalha à medida que casos da doença são confirmados nos quatro continentes. A melhor atitude, então, é se informar sobre as formas mais eficazes de prevenção. Nesse conteúdo, você vai conferir quais são os 5 cuidados indispensáveis que você precisa ter para se proteger do vírus. Continue lendo!
Os tipos de coronavírus
O coronavírus foi se modificando ao longo do tempo, por isso, os profissionais de saúde viram a necessidade de nomear cada um dos tipos do vírus de maneira diferente.
No caso do último vírus descoberto, seu nome inicial era novo coronavírus ou SARS-CoV-2, porém, a Organização Mundial da Saúde (OMS), no dia 30 de Janeiro de 2020, anunciou a mudança da nomenclatura do vírus para COVID-19.
Quais são os sintomas do coronavírus?
Febre;
Espirros;
Tosse;
Coriza;
Falta de ar.
O coronavírus pode causar infecções respiratórias desde um simples resfriado até uma pneumonia severa. Isto vai depender de vários fatores como idade e imunidade.
Os vários tipos do coronavírus causam doenças respiratórias e a forma mais eficaz de identificar a infecção pelo vírus é procurar um médico assim que os sintomas se manifestarem.
Caso alguma dessas perguntas tenha resposta positiva, o médico encaminhará os exames para uma investigação epidemiológica.
Como ocorre a transmissão do coronavírus?
Inicialmente, se pensava que a transmissão da doença acontecia de animais para pessoas, mas com os últimos acontecimentos na China, sabemos que a transmissão também pode ocorrer de pessoa para pessoa.
O coronavírus é de fácil transmissão e pode se disseminar das seguintes formas:
Contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos;
Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
Tosse;
Espirro;
Contato com secreções respiratórias.
Qualquer pessoa que se aproxime um metro de uma pessoa infectada corre o risco de ser contaminada com a infecção.
Dicas para que você e sua família saibam como proceder se já estiverem doentes:
1- Use máscaras de proteção em lugares públicos ou quando for conversar com alguém;
2- Ao tossir ou espirrar, use lenços de papel e, em seguida, jogue-os no lixo ou cubra a boca e o nariz utilizando o braço;
3- Evite cumprimentos com abraços, apertos de mão e beijos;
4- Evite visitas a entes queridos caso esteja gripado.
O coronavírus tem cura?
Mesmo sem haver tratamentos específicos para o vírus, a grande maioria das pessoas contaminadas evolui para a cura. Mas, apesar dessa informação, não se pode diminuir a gravidade das complicações que esse vírus pode trazer, já que os sintomas são muito agressivos para o corpo.
O tratamento para as doenças causadas pelo vírus, por enquanto, ainda é o de suporte, ou seja, o foco é o tratamento dos sintomas da infecção, como a febre e a tosse.
Fique atento!
Para se prevenir do coronavírus, aplique as ações de prevenção na sua rotina e da sua família.