Câmara reforça que Combate ao Aedes aegypti começa com a prevenção a focos do mosquito

17 de Julho de 2019

A Câmara de Vereadores de Coruripe entrou na campanha de mobilização pelo combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e do vírus zika e quer chamar a atenção da sociedade para a importância da prevenção a partir de uma varredura em busca da eliminação dos focos, principalmente dos que estão dentro e no entorno das residências.

O alerta da prevenção foi dado pelos números divulgados pelo Ministério da Saúde, que publicou relatório apontando que os casos de dengue em Alagoas aumentam 145% somente nos três primeiros meses do ano. Em junho, o estado teve 80 casos confirmados desde janeiro de 2019. Ainda segundo o órgão, a incidência da doença no estado é de 28,2 casos para cada 100 mil habitantes.

“O Aedes aegypti é um mosquito que está dentro de nossa casa. Alimenta-se de sangue humano, entre o amanhecer e o entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas. Em menos de 15 minutos é possível fazer uma varredura em casa e acabar com os recipientes com água parada – ambiente propício para procriação do Aedes aegypti”, destaca o presidente da Câmara, Mesaque Padilha.

Então se a proposta é prevenir, o presidente chama a todos para participar da mobilização. A página da Agência Nacional de Saúde dá dicas simples e que são bastante eficazes. “Se cada cidadão fizer um pouco, teremos juntos um alcance efetivo”, completa.

Cuidados dentro das casas e apartamentos

- Tampe os tonéis e caixas d’água; - Mantenha as calhas sempre limpas;

- Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;

- Mantenha lixeiras bem tampadas;

- Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;

- Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;

- Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;

- Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.

Área externa de casas e condomínios

- Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas;

- Limpe ralos e canaletas externas;

- Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água;

- Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água;

- Verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa.

Prevenção/Proteção

- Utilize telas em janelas e portas, use roupas compridas– calças e blusas– e, se vestir roupas que deixem áreas do corpo expostas, aplique repelente nessas áreas.

- Fique, preferencialmente, em locais com telas de proteção, mosquiteiros ou outras barreiras disponíveis.

Cuidados

- Caso observe o aparecimento de manchas vermelhas na pele, olhos avermelhados ou febre, busque um serviço de saúde para atendimento.

- Não tome qualquer medicamento por conta própria.

- Procure orientação sobre planejamento reprodutivo e os métodos contraceptivos nas Unidades Básicas de Saúde.

Informação

- Utilize informações dos sites institucionais, como o do Ministério da Saúde e das secretarias estaduais e municiais de saúde.

- Se deseja engravidar: busque orientação com um profissional de saúde e tire todas as dúvidas para avaliar sua decisão.

Denuncie focos do Aedes aegypt

Quando o foco do mosquito é detectado e não pode ser eliminado pelos moradores, como em terrenos baldios ou lixo acumulado na rua, a Secretaria Municipal de Saúde de Coruripe deve ser acionada para remover os possíveis criadouros. Para denunciar, ligue para o número da prefeitura, através do 82 - 3273-1144.