Câmara recebe proposta de PL do Orçamento do município para 2022

22 de Setembro de 2021

Na Sessão Ordinária desta quarta-feira, 22 de setembro de 2021, vereadores receberam proposta de Projeto de Lei de autoria do Executivo com a elaboração e execução da Lei Orçamentária do município para o exercício de 2022. A matéria seguiu para análise e emissão de pareceres das Comissões de Finanças e Orçamento e Justiça e Redação.

Nas pautas da Casa, Henrique Carvalho apresentou Indicação solicitando que o município realize a reforma e a revitalização da Praça Moacir Beltrão, localizada no bairro Comendador Tércio Wanderley, próximo ao Hospital Carvalho Beltrão. O vereador destacou que o local possui potencial para crescimento e fomento do comércio, além de ser bastante frequentado pela população e precisa de atenção. A proposta foi aprovada.

Os vereadores Juarez de Lima, Gildo Castro e o presidente, Dalmo Porto, apresentaram Indicação conjunta ao Departamento de Água e Esgoto (DAESC), do município solicitando, em caráter de urgência, a resolução dos problemas com as caixas d’água que abastecem a Quadra S, no distrito de Pindorama. A preocupação do Legislativo é com as infiltrações, exposição das águas que abastecem a população. A proposta foi aprovada.

Ródio Enéas apresentou Indicação solicitando ao município a doação de uma área para a implantação de um distrito industrial. O vereador destacou que Coruripe atualmente pleiteia a implantação de uma indústria para o município, o que torna necessário avançar para estruturar um local adequado para a recepção de indústrias de todos os portes.

Guttenberg Breda apresentou Indicação solicitando a instalação de rede elétrica no bairro Maria Gorete, no distrito de Pindorama. O vereador destacou que, embora existam várias habitações, a localidade carece de um abastecimento elétrico adequado para atender as famílias da região. A proposta foi aprovada.

Roberta Beltrão apresentou Indicação reforçando pedido anterior para a instalação de redutores de velocidade de veículos que trafegam na rodovia AL 101 Sul, no trecho entre o Hospital Carvalho Beltrão e o Condomínio Terra Vista. A vereadora destacou que o local tem grande acesso de pedestres que necessitam cruzar a via e os motoristas não respeitam a passagem das pessoas. A proposta foi aprovada.

Vereadores recebem secretário de Esportes, Lazer e Igualdade Racial

Antes da Sessão, os vereadores receberam a visita do secretário de Esportes, Lazer e Igualdade Racial do município, Fabrício Gama, que esteva na Câmara para apresentar os projetos que estão sendo executados ou serão implantados nos próximos meses. A visita do gestor atende uma demanda do Legislativo, que semanalmente vem recebendo os representantes do Executivo para apresentar demandas e verificar os projetos em andamento.

No pequeno expediente, os vereadores discutiram temas relacionados aos precatórios da educação, reforma das escolas e tarifas cobradas pelo município para vendedores e produtores de hortaliças e frutas no município.

Sobre a reforma das escolas que estão paradas, os vereadores deliberaram que a comissão da Educação busque, junto ao Executivo, acompanhar o andamento das obras e reformas relacionadas as escolas da rede pública municipal de ensino. A proposta pede ainda que seja solicitado relatório com o detalhamento dos projetos em curso.

José Juarez propôs e os vereadores aprovaram o envio de ofício a Equatorial solicitando a implantação de posteamento nas Avenidas Silvestre e 105 no distrito de Pindorama.

Ródio Enéas solicitou que seja enviada uma moção de pesar pelo falecimento de Mirian Vilela Monteiro Alves, do distrito de Barreiras. Mirian foi uma liderança local importante e fundadora da Associação de Mulheres da região. A proposta foi aprovada.

O presidente, Dalmo Porto, propôs a assinatura de um ofício em conjunto pedindo ao município a revitalização do campo de futebol do povoado de Mangabeiras. O presidente destacou que o local possui time de futebol e precisa ter o local recuperado para a prática esportiva. A proposta foi aprovada.