Câmara recebe PL que autoriza repasses financeiros a agentes de Saúde e Endemias

28 de Fevereiro de 2024

Na sessão ordinária realizada nesta quarta-feira, 28/02/2023, vereadores receberam e enviaram para as Comissões Legislativas para análise e emissão de pareceres, a proposta de lei do executivo denominando os arruamentos do conjunto habitacional José Izidoro, no Pontal de Coruripe.

Foi enviada ainda para análise e emissão de parecer a proposta de lei do executivo que autoriza o repasse do incentivo financeiro adicional aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Endemias (ACE). Mesmo ainda tendo que passar pelas Comissões, os vereadores afirmaram que vão aprovar a matéria, em reconhecimento ao trabalho dos profissionais pelos serviços prestados as famílias do município.

As comissões receberam ainda três propostas de projeto de lei do legislativo de autoria do presidente Dalmo Porto. A primeira pede a denominação de Benedito Lourenço da Fonseca a rua projetada localizada no bairro Destilaria, no distrito de Pindorama.

A segunda denominando de Luiz dos Santos Lopes outra rua projetada no bairro da Destilaria. A terceira proposta a ser analisada dá a denominação de Luís izídio da Silva a rua projetada A localizada no conjunto Geraldo Beltrão, no distrito de Pindorama.

As comissões emitiram pareceres favoráveis a duas propostas de projeto de decreto legislativo de autoria de Hugo Beltrão que outorga a comenda Comendador Tércio Wanderley ao senhor José Lenildo de Miranda e a senhora Maria Edilene Soares de Miranda, em homenagem aos serviços prestados à comunidade.

As comissões também aprovaram a proposta de projeto de decreto legislativo de autoria de Wagnney Vasconcelos outorgando a Honra ao Mérito deputado João Beltrão ao sr. Maykon Beltrão Lima Siqueira.

Aprovada ainda a proposta de projeto de decreto legislativo que outorga honra ao mérito deputado João Beltrão ao senhor Marx Beltrão Lima Siqueira a proposta é de autoria de Ednaldo Morais.

As comissões também votaram favoráveis a proposta de projeto de decreto legislativo outorgando a comenda Valdemar Barreto da Rocha ao senhor Ricardo Manuel Mendonça Curvello, matéria de autoria de Roberta Beltrão.

O presidente Dalmo Porto apresentou Indicação solicitando a instalação de uma rede de iluminação pública nos trechos entre as vilas Machado - Botafogo e Botafogo - Santa Terezinha. Porto explicou que nesses locais a iluminação é muito precária, colocando em risco motoristas, pedestres e moradores do local. A proposta foi aprovada.

Wagnney Vasconcelos apresentou e teve aprovação na Indicação em que pede a inclusão do dia 13 de maio, dia da padroeira nossa senhora de Fátima, no calendário de festejos do município.

O vereador João Paulo apresentou Indicação solicitando a revitalização da praça nossa senhora da Imaculada Conceição, localizada no conjunto Barro Preto 1. A demanda do vereador reforça pedido apresentado anteriormente pelo colega Franciney Joaquim. A matéria foi aprovada.

Roberta Beltrão apresentou Indicação em que solicita o atendimento prioritário nos serviços do sistema único de saúde (SUS) às mulheres vítimas de violência. A vereadora levou em consideração a fragilidade e as condições de vulnerabilidade a que estão submetidas essas mulheres vítimas de violência. A matéria foi aprovada.

Juarez de Lima apresentou o Pedido de Providência solicitando a equiparação dos salários dos motoristas de transporte escolar da rota urbana com os motoristas da rota rodoviária. Na defesa da proposta, o vereador destacou a importância e a responsabilidade desses profissionais no traslado de crianças e jovens para as escolas. A matéria foi aprovada.

José Sebastião apresentou Pedido de Providência solicitando a construção de um ponto de parada de ônibus na praça padre Cícero, no distrito de Botafogo. Na defesa da proposta, o vereador destacou a falta de estrutura e a dificuldade de encontrar um espaço de apoio para esperar os transportes. A matéria foi aprovada.

O líder do governo na Câmara, Guttenberg Breda, apresentou Pedido de Providência solicitando do executivo a realização de obras de manutenção e iluminação nas quadras poliesportivas localizadas nos bairros Nelson Costa e Joaquim Beltrão, em reforço ao Pedido de Providência anterior, apresentada pelo colega Ailton Luiz.

O presidente apresentou e os vereadores aprovaram a Moção de Aplausos de congratulações aos policiais militares da 9ª CPM de Coruripe por seus diversos atos de bravura e relevantes serviços prestados à sociedade coruripense. A Moção aos policiais dá-se em razão do trabalho dos agentes que libertaram uma criança vítima de cárcere privado. O caso comoveu a cidade e mobilizou a força policial, que de forma estratégica conseguiu libertar a criança de 5 anos.

Durante o grande expediente Aílton Luiz solicitou verbalmente que seja enviado ofício à Secretarias de saúde, infraestrutura e limpeza pedindo o carro fumacê e limpeza de tanques e valetas no bairro Gonçalo Argolo. A vereadora Roberta Beltrão solicitou que fosse inserido as comunidades Miaí de Cima e de Baixo que também estão enfrentando um grande volume de mosquitos.

Franciney Joaquim apresentou Pedido de Providência verbal solicitando que a Câmara crie uma comissão que possa ir às escolas do município conscientizar jovens a partir dos 16 anos sobre a opção de votar e a importância de exercer sua cidadania através do voto. A proposta foi elogiada pelos colegas de parlamento.