Câmara promove Audiência Pública com a Equatorial para tratar sobre fornecimento de energia em Coruripe

10 de Novembro de 2021

A Câmara de Vereadores de Coruripe promoveu, nesta quarta-feira, 10 de novembro de 2021, uma audiência pública com a Equatorial empresa gestora de energia elétrica de Alagoas. A audiência, proposta pela vereadora Roberta Beltrão, teve como objetivo apresentar os problemas enfrentados pelo município e pela população no fornecimento de eletricidade e outras dificuldades que envolvem relações com a empresa.

Representando a Equatorial, estiveram presentes Sérgio Miranda, Gerente de Relacionamento com o cliente, Maycon Keydell, Gerente de Serviço Técnico Comercial e Bruno Barros, coordenador da região. Maria Pastora, presidente do CDL de Coruripe, também esteve presente.

Na abertura, Roberta Beltrão justificou a realização da audiência, apontando a má qualidade dos serviços ofertados à população, principalmente nos povoados e comunidades mais isoladas. Quedas resultam em perda de equipamentos, de produtos para quem tem comércio, gerando prejuízos.

“Quando falta energia, falta água, uma vez que, na maioria dos locais as residências são abastecidas por poços artesianos. O valor da tarifa está cada vez mais alto, por isso precisamos fazer valer nossos direitos”, destacou a vereadora.

O presidente da Câmara, Dalmo Porto, destacou a importância do momento. “Temos a oportunidade de cobrar da empresa melhorias, ao tempo em que abrimos o espaço para a população mostrar os problemas e ter uma resposta direta, com prazos para concretização das demandas apresentadas”.

Vereadores falaram sobre a isenção para pessoas carentes através da Tarifa Social. A Equatorial alegou a dificuldade em localizar as famílias com o perfil, devido a atualização de cadastro e o cruzamento do sistema com a Assistência Social do município.

Segundo os representantes da empresa, ao todo 2.500 pessoas em Coruripe têm possibilidade de ser atendidas. Destas, 1.647 pessoas estão com cadastros inválidos, que podem ter perdido por falta de atualização ou por terem saído do perfil exigido. O cadastro permite um desconto de até 65% no valor da conta de energia.

Todos os vereadores apresentaram problemas como o excesso de burocracia para a comprovação e ressarcimento em casos de perda de equipamentos, a qualidade no fornecimento nos Conjuntos, as constantes quedas nos estabelecimentos comerciais, nas regiões rurais, edificações construídas próximas as linhas de transmissão, desmembramento de contas dentro de um mesmo terreno, priorização dos estabelecimentos públicos na manutenção e melhoria da rede, entre outros.

Falaram Guttenberg Breda, Tiles Henrique, Franciney Joaquim, Henrique Carvalho, Ailton Lessa, Edinaldo Morais, José Juarez, Ricardo Mendonça e Mesaque Padilha.

Os vereadores pediram a apresentação de documentos, como o plano de investimentos da empresa para o município, com total repassado em detalhes para cada ente envolvido, uma vez que a empresa é arrecadadora e prestadora de serviço.

Ródio Enéas ressaltou que uma Indicação de sua autoria que pede a formalização de uma parceria para isenção da tarifa para beneficiar a população de baixa renda do município. De acordo com a secretaria de Assistência Social, a tramitação depende apenas da Equatorial, que informou que o convênio já está em vigor e que os técnicos da prefeitura serão capacitados para avançar no cadastro da tarifa social nos próximos dias.

Gildo dy Castro citou a Lei Estadual nº 8233/20 e a Lei federal nº 1415/20 que proíbe o corte de energia nas sextas-feiras, finais de semana e vésperas de feriado. O vereador disse que é comum ver os carros circulando nas comunidades e fazendo os cortes alegando apenas o cumprimento de ordens.

Castro ainda apresentou um protocolo feito na Equatorial sobre uma linha de alta tensão antiga instalada na comunidade Pindorama que passa por cima de diversas casas e coloca centenas de pessoas em risco.

Os representantes da Equatorial reconheceram que precisam fazer melhorias e informaram que a empresa tem investido na subestação e no reforço das linhas de transmissão e que devem apresentar em breve um plano de fornecimento para o final de ano, alta temporada e carnaval, que melhora o tempo de resposta em caso de oscilação ou queda de energia.

A população também participou. Geovane Moreira denunciou que técnicos da Equatorial estão fazendo a substituição dos relógios medidores e notificando os proprietários com a aplicação de multas alegando mau uso e irregularidades no equipamento. Segundo ele, a cada dez pessoas notificadas pela empresa, apenas duas vão para a justiça lutar pela reversão da situação.

Elson Santos e Sofia Brás questionaram os valores na conta. Ausenir Ferreira tirou dúvidas para adesão ao cadastro da tarifa social, luminárias ligadas 24h, cortes inadequados. Anderson Henrique disse que nos serviços da ponta, como a interrupção dos serviços de energia, com 31 protocolos feitos em menos de 6 meses, sem a realização da averiguação do problema no local. O problema, segundo Henrique, envolveu uma pousada no local. Ele ainda questionou se há equipes trabalhando à noite e nos finais de semana e sugeriu a instalação de vídeomonitoramento nas equipes que fazem o atendimento à população.

O empresário Gean Carlos apresentou a preocupação com a qualidade do fornecimento, o atendimento aos moradores e as demandas durante a temporada do verão, que promete ser muito movimentada. Maicon e Sérgio fecharam a participação dos cidadãos na audiência.