Câmara envia Projeto com emenda que suprime aumento na alíquota dos servidores

22 de Julho de 2020

Na sessão da última quarta-feira, 22 de julho, vereadores aprovaram em segunda e última votação emenda ao Projeto de Lei Nº 05/2020, que altera as regras do regime de previdência do Município, sendo mantido o percentual de 11% no desconto sobre os vencimentos dos servidores públicos de Coruripe. A emenda de autoria do presidente Mesaque Padilha foi aprovada por unanimidade entre os vereadores e encaminhada ao prefeito para sanção.
Na proposta enviada à Câmara, o Executivo propôs a aumento de 3% no desconto, saindo de 11% para 14%. O presidente então defendeu a emenda levando em conta o impacto do desconto sobre os salários, e que os servidores não recebem reajustes ou reparações inflacionárias com regularidade.
Padilha apresentou e teve aprovação unânime da Indicação que solicita ao Poder Executivo Municipal a realização de cursos de noções básicas de atendimentos em primeiros socorros, destinado a capacitar professores, monitores e funcionários da educação da rede pública de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil da rede privada.
A Indicação leva em conta a aplicação da Lei Nº 13.722/2018, sancionada pelo governo federal após um caso de comoção nacional que levou o garoto Lucas Begalli a óbito durante uma excursão escolar. As professoras que acompanhavam os alunos não sabiam como agir e não conseguiram salvar a vida da criança, que morreu engasgada.
Hugo Beltrão apresentou e teve aprovação na Indicação que solicita a construção de conjunto habitacional no Povoado Poxim, no terreno público denominado monte feliz, localizado próximo a principal caixa d’água do local. Na defesa da Indicação, Beltrão sugeriu que, caso a prefeitura não tenha recursos para a construção das habitações, que o terreno seja loteado doado as famílias que não possuem casa própria.
Hugo Beltrão apresentou ainda um Pedido de Providência pedindo a instalação de lâmpadas de LED nos postes do campo de futebol do Povoado. A proposta leva em conta a necessidade de iluminar o principal espaço de lazer e práticas esportivas da comunidade.
Os vereadores José Juarez, Edinaldo Morais, Ródio Enéas e Roberta Beltrão apresentaram e tiveram aprovação no Pedido de Providência solicitando a disponibilização de uma ambulância traçada para atender os Povoados Mangabeiras e Conceição. Os locais são de difícil acesso e as famílias têm sido prejudicadas no atendimento médico pela dificuldade de acesso aos locais.
Edinaldo Morais de Souza apresentou e teve aprovação no Pedido de Providência solicitando iluminação nos postes da Rodovia Engenheiro Gutemberg Brêda. O vereador teve aprovação na Moção de Congratulação destinada a homenagear o trabalho realizado pela equipe do Corpo de Bombeiros do município de Coruripe no combate a disseminação da Covid-19.
Wagnney Santos teve aprovação do seu Pedido de Providência solicitando reforço a Indicação apresentada anteriormente que solicita a pavimentação da ladeira do Povoado Romeiro e a disponibilidade de uma ambulância para a assistência as famílias do povoado.