Câmara encaminha Projeto que reajusta os salários dos agentes de trânsito de Coruripe

01 de Novembro de 2023

Foi enviado as Comissões Legislativas para análise e emissão de pareceres a proposta de Projeto de Lei que reajusta o salário dos agentes de trânsito do município de Coruripe, em Sessão Ordinária realizada nesta quarta-feira, dia 01 de novembro de 2023, no plenário da Câmara.

As Comissões emitiram pareceres favoráveis a aprovação na proposta de Projeto de Lei do Legislativo, de autoria de Franciney Joaquim, que institui a Semana do Livro, no âmbito municipal e no calendário oficial município. A semana acontecerá dentro do dia 12 de outubro, dia nacional da leitura. O Projeto detalha uma série de atividades relacionadas ao estímulo e acesso aos livros.

Aprovadas também as propostas de Projeto de Decreto Legislativo, de autoria de Wagnney Vasconcelos. A primeira outorga o Título Honorário de Cidadão Coruripense ao Padre e de Ediran Alves Silva. A segunda proposta outorga o Título Honorário de Cidadão Coruripense ao senhor Claudenilson Marinho da Silva.

Em mais um parecer emitido, foi aprovada a proposta de Projeto de Decreto Legislativo de autoria de Ivan Faustino, que outorga o Título Honorário de Cidadão Coruripense ao senhor Franknellis Alves Gomes. Conhecido como “Palhinha”, ele foi um importante desportista e contribuiu para levar títulos para o time de futebol de Coruripe.

Entre as matérias apresentadas e aprovadas, a Indicação de Wagnney Vasconcelos que solicita apoio do executivo junto as equipes desportivas do município. O vereador destacou a importância da valorização e incentivo as equipes que praticam esportes.

Franciney Joaquim apresentou e teve aprovação na Indicação em que solicita que o município faça buscas ativas para identificar famílias cujos pais têm problemas com alcoolismo. A iniciativa leva em consideração a importância da proteção de crianças e jovens e o trabalho de recuperação de pessoas que sofrem com o vício em álcool.

Ivan Faustino apresentou e teve aprovação na Indicação em que solicita do Executivo de Coruripe a implantação de uma sala de cinema. Na defesa da proposta, o vereador destacou a importância da valorização da cultura e da implantação de mais um importante equipamento cultural no município.

Roberta Beltrão apresentou Indicação em que solicita a construção de um quebra-molas nas proximidades da escola Fausto Ferreira Simões, situada no Distrito Miaí de Baixo. A vereadora explicou que a região possui um tráfego intenso de veículos, que passam na região em alta velocidade e coloca moradores e estudantes em situação de risco. A proposta foi aprovada. A matéria foi bastante elogiada pelos colegas de parlamento.

Sobre a matéria da vereadora, o presidente destacou que o município está passando por várias obras e já poderia incluir os quebra-molas nas proximidades das escolas do município. O vereador Franciney Joaquim solicitou que todos os pedidos de inserção do redutor de velocidade já apresentados pelos vereadores sejam enviados a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito.

Gildo Castro apresentou Indicação em que solicita a celebração do Dia Nacional do Evangélico, dia 30 de novembro, com a realização de atividades alusivas a data dentro da programação cultural do município. A matéria foi bastante elogiada e incentivada pelos vereadores.

O presidente Dalmo Porto apresentou e teve aprovação um Pedido de Providência em que solicita a realização de obras de melhorias no conjunto Bela Vista, localizado na Quadra S no Distrito de Pindorama. O presidente explicou que a demanda é da população, que tem sofrido com a falta de estrutura no local.

No Grande Expediente, o vereador Juarez Lima agradeceu a adesão de todos os vereadores no ofício em que pede a inserção de faixas de pedestres, quebra-molas, sinalização e ordenamento do trânsito do município. Lima destacou que a Câmara possui muitos projetos aprovados, mas poucos encaminhados. Os vereadores se pronunciaram e parabenizaram o colega pela iniciativa, feita de forma integrada com os pares.