Câmara aprova PL que cria o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de Coruripe

15 de Setembro de 2021

Na Sessão Ordinária desta quarta-feira, 15 de setembro de 2021, vereadores aprovaram, após emissão dos pareceres das Comissões de Justiça e Redação e Finanças e Orçamento, com emendas sugerindo alterações em alguns artigos da proposta, o Projeto de Lei de autoria do Executivo, que cria o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social – CODES, do município de Coruripe. o PL segue agora para sanção do prefeito, Marcelo Beltrão.

Nas pautas da Casa, Edinaldo Morais apresentou e teve aprovação na Indicação em solicita a elaboração de um código de postura do município. O vereador explicou que já há o código de obras, mas a intenção é realizar o ordenamento de imóveis da cidade, uma vez que o município precisa de regras para funcionar melhor.

Juarez de Lima apresentou Indicação em que solicita a Secretaria de Estado de Segurança Pública a implantação de um posto policial no distrito de Botafogo, na região da comunidade de Pindorama. O vereador defendeu que a presença da força policial serve de apoio focal a população e intimida a ação de bandidos. A proposta foi aprovada e bastante elogiada pelos vereadores presentes.

Todos os vereadores assinaram Pedido de Providência apresentado por Juarez de Lima, e enviado ao diretor geral do Detran Alagoas, Adrualdo Catão, solicitando a colocação de placas sinalizadoras e a realização de pinturas dos quebra-molas na Rodovia AL 105, que liga a Usina Coruripe ao centro urbano da comunidade de Pindorama.

Ródio Enéas apresentou Indicação solicitando a implantação de brinquedos adaptados para o lazer das crianças portadoras de deficiência, necessidades especiais ou mobilidade reduzida. O vereador destacou que as famílias carecem de locais adaptados e gratuitos para levar os filhos. A proposta foi aprovada.

José Maurício apresentou Indicação solicitando a construção de quadra de esportes e uma praça, ambos no Povoado Romeiro. A proposta, defendeu o vereador, deve atender a população, que não possui equipamentos de lazer na região. A proposta foi aprovada.

Roberta Patrícia apresentou e teve aprovação na Indicação em que pede que sejam instaladas faixas de pedestres nas proximidades das escolas publicas e privadas do município. A vereadora destacou que é grande a movimentação dos estudantes, pais e pedestres, principalmente no retorno presencial das aulas.

Franciney Joaquim apresentou duas Indicações, solicitando a implantação de câmeras de videomonitoramento nas áreas internas e externas dos postos de saúde e Unidade de Pronto Atendimento (UPA), e nas escolas do município. o vareador defendeu que, além de zelar pelos patrimônios públicos, as câmeras auxiliam na segurança pública e intimidam a ação de bandidos. As propostas foram aprovadas.

Secretário de Infraestrutura visita Câmara

Nesta quarta, o secretário de Infraestrutura, Rodrigo Farias, esteve presente antes da Sessão, para apresentar os projetos da gestão para o município. o presidente da Casa, Dalmo Porto, ressaltou que a presença do gestor faz parte da proposta da Mesa Diretora da Câmara de levar todo o secretariado para falar sobre os trabalhos das pastas.

No pequeno expediente, Gutemberg Breda solicitou verbalmente que seja realizada a iluminação do Conjunto Maria Goreti, no distrito de Pindorama. O vereador pediu atenção urgente a caixa d' água do Conjunto Barro Preto II, cuja estrutura está seriamente comprometida. Edinaldo Morais afirmou que esteve no local e verificou as condições do equipamento, que está apresentando vazamentos e preocupando a população. Franciney Joaquim reiterou que já foram enviados pedidos para resolver o problema, mas até o momento nada foi resolvido.

Ainda dentro do tema, José Juarez realizou Pedido de Providência verbal solicitando estruturação das caixas d' água da Quadra S. O vereador destacou que as estruturas estão expostas no chão e na beira da estrada. Gildo dy Castro informou que esteve no local, registrou o problema e enviou a administração municipal. Mesaque Padilha solicitou ofício pedindo providências sobre a caixa d' água do Loteamento Alto Coruripe. O vereador disse que a água está saindo com ferrugem, devido a estrutura da caixa.

Ailton Lessa solicitou que fosse enviado ofício a secretaria de administração a propósito de um terreno de propriedade do município e que estaria, segundo o vereador, tendo movimentações "estranhas" e sem justificativa apresentada à Câmara. Lessa solicitou ainda informações sobre o funcionamento do mini posto de saúde do povoado Romeiro. De acordo com o vereador, embora reformada, a unidade ainda não está funcionando e a população está sofrendo sem atendimento.