Câmara aprova pautas do Executivo e demanda Indicações para Coruripe

23 de Agosto de 2023

Em Sessão Ordinária, realizada nesta quarta-feira, dia 23 de agosto de 2023, vereadores do Legislativo de Coruripe aprovaram, após emissão de pareceres das Comissões de Redação e Justiça, Finanças e Orçamento, propostas de Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo que autoriza a transposição de créditos ao Orçamento do Município; autoriza a abertura de crédito especial no valor de R$10.677,149,00 (dez milhões seiscentos e setenta e sete mil cento e quarenta e nove reais) ao orçamento vigente; altera o anexo de metas administrativas da LOA de 2023; altera anexos sobre o PPA para o quadriênio 2022-2025; altera metas administrativas sobre a LOA de 2024 e, por último, proposta que altera o quadro de cargos em comissão da administração pública.

As Comissões aprovaram ainda a proposta de Projeto de Lei do Legislativo que declara de utilidade pública a Associação dos Moradores Independentes do Povoado Bom Sucesso (ASMIB), matéria de autoria do presidente, Dalmo Porto e do vereador Juarez de Lima.

No grande expediente, vereadores apresentaram Indicação coletiva que solicita ao Executivo, através do Governo do Estado, a construção de uma rotatória no trevo do hospital Carvalho Beltrão, na entrada da cidade.

Wagnney Vasconcelos apresentou e teve aprovação na Indicação em que solicita ao Executivo a construção de uma nova escola no Distrito de Lagoa do Pau. O vereador justificou que a região possui um grande contingente de estudantes e merece uma unidade de ensino.

Hugo Beltrão apresentou e teve aprovação na Indicação em que solicita a pavimentação das ruas do Campo, Beira Rio, José Lopes, Travessa do Campo, além das vias do Conjunto João Lira Sobrinho, todas situadas no Povoado Poxim.

Aprovadas duas Indicações de autoria de Ródio Enéas, que solicita a revitalização do campo de futebol do povoado Miaí de Cima e a construção de um novo campo de futebol no povoado Miaí de Baixo. O varredor destacou que os equipamentos são essenciais para as comunidades.

O presidente, Dalmo Porto, apresentou e teve aprovação na Indicação em que pede a realização de obras de calçamento na rua perpendicular a rua Wilson Macedo, situada no Distrito de Pindorama. Porto destacou que os moradores do local reclamam da poeira, buracos e lama.

Raphael Lima apresentou duas Indicações. Na primeira, o vereador pede a liberação do espaço do mercado público municipal em dias de não funcionamento do equipamento para a prática do esporte airsoft. Na segunda Indicação, Lima pede que seja criado um cronograma anual de eventos do município de Coruripe.

Em pedido verbal, Raphael Lima pediu que a Câmara promova uma audiência pública com a empresa fornecedora de energia Equatorial para discutir a qualidade do fornecimento de energia para a cidade. O vereador relembrou o caso em que o Distrito de Lagoa do Pau ficou dois dias sem energia por conta de um disjuntor quebrado.

Franciney Joaquim pediu que seja enviado um ofício a SMTT pedindo medidas para fiscalização para prevenção de acidentes envolvendo motociclistas que trafegam à noite com faróis apagados. Hugo Beltrão pediu que fosse incluída uma ação de fiscalização no Distrito Poxim, em que a comunidade vem reclamando do volume dos sons automotivos e canos de escape “estourando”, o que gera um volume muito alto e inconveniente.

Ailton Luiz solicitou que seja enviado ofício as empresas de telefonia para a remoção de fiação ociosa espalhada em vários pontos da cidade, especificamente na curva do Alto do Cruzeiro.